11 de Julho de 2018

10 de Julho de 2018

07 de Junho de 2018

29 de Maio de 2018

Augusto Cesar Luitgards Moura Filho
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (1984), graduação em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (1986), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2000), doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e especialização em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atualmente é professor adjunto III da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia, estilos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, aprendizagem cooperativa de línguas estrangeiras, o bom aprendiz de línguas, coaching e metodologias de investigação em linguística aplicada.
Magali Barçante

Graduada em Linguística (Unicamp) e em Letras/Português/Inglês (UVA/RJ); mestre em Linguística (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e doutora em Linguística Aplicada (Unicamp). Professora de Inglês da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec), pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS). Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB), no qual ministra disciplina na modalidade a distância sobre o ensino de línguas para fins específicos (ELFE) e orienta dissertações de mestrado. Temas de interesse: formação de professores de línguas (competências de ensinar), ensino de línguas para fins específicos e avaliação. Projetos dos quais participa: 1) Neple/Ceten (Exame de Proficiência para Alunos Ingressantes das Fatec/Centro Paula Souza), 2) Elfe (Ensino e Aprendizagem de Línguas em Contextos Superior Tecnológico e Técnico: especificidades e competências - Fatec Indaiatuba e UnB), 3) ELEPT (Ensino de Línguas na Educação Profissional e Tecnológica) e 4) Renide (Referencial de Níveis de Desempenho no Âmbito de Políticas de Ensino de Línguas (Poelin)) - iniciativa conjunta da UnB e da USP com colaboradores de outras universidades e instituições no Brasil e exterior. Elaboradora do blog http://elfetecli.wordpress.com.
Joselita Júnia Vidotti
Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo - USP (2012), com estágio pós-doutoral na UnB (2017), possui Graduação em Letras - Licenciatura em Língua e Literatura Inglesas pela Universidade de Brasília - UnB (1984), e Mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasília (2005) . Atualmente é Professora do Instituto Federal de Brasília e Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília. É autora de "Política de língua estrangeira: o século 19 no Brasil" (2014).

 

Yuki Mukai


Foto Yuki

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2009) e mestre em Letras - Língua Japonesa - pela Universidade de São Paulo (USP) (2003). Realizou o doutorado-sanduíche na área de Pacific and Asian Studies na University of Victoria, Canadá (2008). Realizou, também, o pós-doutorado na área de Linguística Aplicada (estudos de crenças sobre o ensino-aprendizagem de japonês como LE) na Universidade de Brasília (2010-2011) e no Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal (2013-2014). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do mesmo departamento. Seus interesses em pesquisa direcionam-se às áreas de Linguística Aplicada (ensino-aprendizagem de LE/L2 e crenças dos alunos e professores), gramática pedagógica e ensino de língua japonesa como língua estrangeira. É o autor do livro "Wa e ga: as partículas gramaticais da língua japonesa" (Pontes, 2a edição ampliada, 2020) e de vários artigos e capítulos de livros nas áreas de Linguística Aplicada e Ensino de Língua Japonesa como LE. Em 2016, lançou o livro "Gramática da língua japonesa para falantes do português (Pontes, 3a edição, 2017). 

Vanessa Borges de Almeida
Vanessa Borges de Almeida é doutora em Estudos Lingüísticos pela UNESP São José do Rio Preto e professora adjunta da Universidade de Brasília, atuando nos cursos de graduação em Letras - Inglês e no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. É líder do grupo de pesquisa "Avaliação e Formação Docente em Línguas Estrangeiras (Avalia)" e também membro pesquisador do grupo "Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Crenças, Construtos e Competências (Enaple-CCC)". É editora-chefe da Revista Horizontes de Linguística Aplicada desde 2010 e membro do Conselho Deliberativo do Laboratório de Revisão e Editoração de Periódicos (Labore) do Instituto de Letras da UnB. É coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Inglês. Seus principais interesses de pesquisa são avaliação de proficiência, formação de professores de línguas e ensino-aprendizagem de língua estrangeira.
Mariana Rosa Mastrella de Andrade
É Professora Adjunta III do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB) na área de ensino de inglês como língua adicional. Possui Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2002 e 2007). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem e formação de professores/as de línguas; Identidades e ensino-aprendizagem de línguas; Práticas de letramento e cidadania no ensino-aprendizagem de línguas; Emoções e ensino-aprendizagem de línguas;
Maria Del Carmen de La Torre Aranda
Possui Doutorado em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB), atuando nos cursos da Graduação em Letras-Francês e da Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA). Coordena o Grupo de Estudos TECLE - Tecnologias no Ensino e Aprendizagem de Línguas desde 2013, na mesma instituição. Suas áreas de interesse em pesquisa são a formação de professores de línguas, o uso de tecnologias e mídias digitais no ensino e na aprendizagem de línguas, interação, mediação, e práticas de multiletramentos em espaços online.