Referencial Multimodal de Elaboração de Material Didático para o Ensino de Segunda Língua
O projeto aqui apresentado refere-se à referencial de elaboração de material didático para o ensino segunda língua. Este referencial multimodal tem como cerne oferecer parametro para a produção de mídias e materiais didáticos de ensino de segunda língua. O referencial consistirá de um conjunto de parâmetros linguísticos e multimodais que guiam a lógica organizacional de materiais para o ensino de segunda língua. Isso possibilitará o reconhecimento da natureza de cada material. Com descrição pormenorizada (review) de materiais já desenvolvidos e outros que podem ser desenvolvidos de acordo com esses parâmetros, de maneira a possibilitar o acesso a diferentes alternativas da tecnologia para o ensino de línguas. Para ilustrar como o desenvolvimento de um referencial multimodal para o ensino de segunda língua pode contribuir para a integração dos trabalhos acadêmicos, cito hoje a grande dificuldade de consulta a materiais produzidos de acordo com as demandas específicas de cada público-alvo, em especial, naqueles destinados ao ensino de português como segunda língua para surdos, estrangeiros e indígenas. Sem um canal de divulgação e compartilhamento adequados, o acesso a esse material por parte de alunos de graduação em Letras, ou a comunidade externa de professores de línguas estrageiras restringe-se a pequenos grupos. Ressalto que na UnB, o ensino de língua materna e de segunda língua é de responsabilidade do Insituto de Letras. Assim, o referencial de elaboração multimodal poderá futuramente servir de base para o desenvolvimento de um banco de mídias, um espaço virtual de compartilhamento e download de diferentes tecnologias desenvolvidas para o ensino de línguas e que poderá contar com a colaboração de professores, pesquisadores, alunos de graduação e ós-graduação que tenham interesse na pesquisa sobre a elaboração de material didático para o ensino de línguas.O referencial contará com ferramentas de review que serão produzidas com base nos preceitos da Teoria da Multimodalidade. Vale lembrar que este referencial poderá ampliar a discussão e a orientação sobre como os métodos e as técnicas das TICS podem ser de fato inseridos pedagogicamente em ambiente escolar. O compartilhamento da produção das mídias será uma forma de se evitar o atraso funcional de um ensino obsoleto, distante da realidade que nos cerca. Entendo que a inserção das chamadas TICS no âmbito da pesquisa na UnB pode ser um diferencial na formação de futuros pesquisadores, capazes de lidar de forma crítica e reflexiva com tecnologias diversas em sua prática profissional, bem como despertar o interesse dos alunos na pesquisa por novos meios de elaboração de materiais