29 de Maio de 2018
José Carlos Paes de Almeida Filho | |
Possui graduação com Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação em Lingua Estrangeira pela Universidade de Manchester (1976), Inglaterra, e Doutorado em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983) em Washington, DC, Estados Unidos da América. Atualmente é professor de Línguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Aprendizagem e Ensino de Línguas, com ênfase nos processos de aquisição e ensino de línguas, abordagens de ensino de idiomas, história do ensino de línguas no Brasil, políticas de ensino de linguas, ética profissional no ensino de lingua estrangeira, epistemologia da linguistica aplicada, formação de professores de línguas e ensino de português a falantes de outras línguas e cultura brasileira. |
28 de Maio de 2018
A trajetória das línguas nas políticas de ensino
A história do ensino de línguas no Brasil (HELB) traz em seu bojo políticas para o ensino de línguas que, por sua vez, vêm na esteira das políticas educacionais. Desde a oficialização do ensino das línguas inglesa e francesa no século 19, a trajetória das línguas vem revelando o lugar delas no cenário político-educacional brasileiro. Este trabalho propõe investigar as políticas de ensino de línguas no Brasil a partir do Período Imperial até os dias atuais, no que tange aos objetivos para o ensino de línguas, quais línguas são visadas, sua carga horária e distribuição na grade curricular, bem como compreender os critérios e balizamentos estabelecidos para o ensino delas, a fim de fazermos projeções de políticas com base na análise histórica, cientes das tendências teórico-práticas na profissão hoje.
Mapeamento da proficiência linguístico-pedagógica do aluno de Letras
Este projeto de pesquisa tem por objetivos (1) Identificar o perfil acadêmico e socioeconômico do aluno ingressante e concluinte em cursos de Letras; (2) Descrever o nível de proficiência do aluno ao início, durante e ao término do curso de Letras e identificar se e como há progressão desse nível; e (3) Identificar possíveis experiências com a língua que mais contribuem para o desenvolvimento da proficiência do aluno durante o curso de Letras.