22 de Janeiro de 2019

O Código de Ética para o Ensino Profissional de Línguas é um projeto dirigido pelo Prof. Dr. José Carlos Paes de Alemida Filho que se propõe desenvolver uma reflexão sobre os aspectos éticos do ensino de línguas. O ducumento encontra-se em processo de elaboração.

 

Minuta do texto do código em estudo

24 de Outubro de 2018

A seção Artigo de Capa da página principal do PPGLA apresenta periodicamente artigos de divulgação científica breves sobre as principais áreas de pesquisa dos professores do programa. Aqui você poderá encontrar os textos já publicados.

 

O conceito de lexicultura no contexto de ensino de línguas. Profa. Dra. Lúcia Maria Assunção Barbosa

 

Política para a polis. Profa. Dra. Joselita Júnia Viegas Vidotti

 

Modelo de ensino, aprendizagem e da formação por abordagem e competências. Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho, Marielly Faria

Este projeto dá sequência a pesquisas realizadas sobre ensino e aprendizagem de línguas-culturas em diferentes contextos, mais especificamente sobre desafios relacionados às novas migrações. Nesta proposta, retomo o conceito de Português Língua de Acolhimento (Barbosa, São Bernardo 20017) e o vínculo diretamente à formação de agentes (professores, estudantes, gestores e familiares) inseridos no contexto escolar público do Distrito Federal. Nesse sentido, parto do pressuposto de que o respeito à diferença e ao sistema de valores ao qual pertencem estudantes e familiares imigrantes deve ser assegurado como direito fundamental. Aliado a isso, defendo que a formação de professores e de outros agentes públicos para o acolhimento desse público empreenda ações estreitamente comprometidas com o direito à educação, conforme preconiza a Carta Magna brasileira e outros dispositivos legais. Destaco que o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa são fatores indiscutíveis para superação de dificuldades iniciais enfrentadas pelos recém-chegados.

Além disso, é fundamental que as instituições escolares envolvam familiares e comunidades em geral em atividades que promovam a compreensão a respeito do contexto educacional de origem e sobre as línguas faladas em casa ou no trabalho. Essas ações contribuem para a desconstrução de representações negativas e para a valorização do caráter plurilíngue marcante dessas famílias.

 

Objetivos:

 

1. Promover cursos de extensão para a formação continuada de professores e outros agentes escolares com o objetivo de orientar o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos falantes de outras línguas no contexto escolar e também de valorizar a(as) língua(as) e culturas praticada(s) por essa comunidade que é, em geral, plurilíngue;

2. Produzir documentos que auxiliem no desenvolvimento de políticas públicas no Distrito Federal relativas ao acolhimento do público de migrantes internacionais, 3. Construir propostas curriculares de ensino de Português como língua de acolhimento a imigrantes e refugiados.

4. Acompanhar projetos interventivos por meio de estágio de estudantes da Universidade de Brasília.

5. Oferecer assessoria técnica a projetos de pesquisa relacionados ao Português como Língua de Acolhimento, à formação de professores, à interculturalidade, ao plurilinguismo na escola e suas extensões. 6. Gerar dados para conhecimento da realidade e para subsidiar políticas públicas.

24 de Setembro de 2018

The Graduate Program in Applied Linguistics of the Department of Foreign Languages and Translation plays an important role in teacher/researcher development and receives students from different places of Brazil and the world.

Our focus area is “Practices and theories of language teaching-learning processes”, which is divided into two lines of research:

 

1) Education Processes of language teachers and students: this line of research covers studies that comprise the many aspects of the teaching, studying and evaluating
processes, in different contexts of education – formal, informal and the two combined, in society. It also considers different age ranges and different stakeholders involved in
language teaching: students, parents, teachers, academic authorities, etc.

 

2) Language and Culture in the communicative competence: this line is dedicated to the descriptive and theoretical conceptualization of the different means of inter-relation and interdependence between linguistic knowledge and cultural knowledge, especially
concerning their relevance to the process and construction of the communicative
competence in a new language.

 

For more information, contact us at Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

(Tradução: Manny Marcelle Marra Naves - mestranda 2018/2019)

The Graduate Program in Applied Linguistics of the Department of Foreign Languages and Translation plays an important role in teacher/researcher development and receives students from different places of Brazil and the world.

Our focus area is “Practices and theories of language teaching-learning processes”, which is divided into two lines of research:

 

1) Education Processes of language teachers and students: this line of research covers studies that comprise the many aspects of the teaching, studying and evaluating
processes, in different contexts of education – formal, informal and the two combined, in society. It also considers different age ranges and different stakeholders involved in
language teaching: students, parents, teachers, academic authorities, etc.

 

2) Language and Culture in the communicative competence: this line is dedicated to the descriptive and theoretical conceptualization of the different means of inter-relation and interdependence between linguistic knowledge and cultural knowledge, especially
concerning their relevance to the process and construction of the communicative
competence in a new language.

 

For more information, contact us at Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

(Tradução: Manny Marcelle Marra Naves - mestranda 2018/2019)

19 de Setembro de 2018

About The Program

 

The Graduate Program in Applied Linguistics of the Department of Foreign Languages and Translation plays an important role in teacher/researcher development and receives students from different places of Brazil and the world.

Our focus area is “Practices and theories of language teaching-learning processes”, which is divided into two lines of research:

 

1) Education Processes of language teachers and students: this line of research covers studies that comprise the many aspects of the teaching, studying and evaluating processes, in different contexts of education – formal, informal and the two combined, in society. It also considers different age ranges and different stakeholders involved in language teaching: students, parents, teachers, academic authorities, etc.

 

2) Language and Culture in the communicative competence: this line is dedicated to the descriptive and theoretical conceptualization of the different means of inter-relation and interdependence between linguistic knowledge and cultural knowledge, especially concerning their relevance to the process and construction of the communicative competence in a new language.

 

For more information, contact us at Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

(Tradução: Manny Marcelle Marra Naves - mestranda 2018/2019)