30 de Outubro de 2020
30 de Julho de 2020
26 de Junho de 2020
As alunas do PGLA/UnB Ana Gabatteli e Eliani de Moraes lançam, no Dia Mundial do Refugiado, o ebook "PLAc: como oferecer um ensino de qualidade por meio do WhatsApp". O e-book tem como objetivo auxiliar professores que estejam trabalhando ou não no Português de Acolhimento, pois se destina a quem precisa criar aulas usando uma tecnologia mais simples, como o WhatsApp, e esteja adaptando as aulas presenciais para as virtuais. Os professores poderão usar os exercícios ou se inspirarem para criarem as suas próprias atividades. No ebook também se encontra o conceito de aula invertida, que facilita bastante para quem quer ter uma aula mais dinâmica. As criadoras do ebook são alunas do PGLA, onde desenvolvem suas pesquisas na mesma área.
Link para baixar o ebook: https://bit.ly/ebook-PLAc
07 de Maio de 2020
- CHAMADA SIMPLIFICADA Nº 01/2024: AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO MATRICULADOS EM CURSOS STRICTO SENSU
- BOLSAS DS/Capes
- CHAMADA SIMPLIFICADA 05/2022 PGLA/UnB - Lista de Prioridades para concessão de Bolsas
- CHAMADA SIMPLIFICADA 04/2022 PGLA/UnB - Auxílio financeiro a estudantes.
EDITAL Nº CHAMADA RETIFICAÇÃO 5/2022 PGLA que retifica a chamada 04/2022 PGLA/UnB
BOLSAS MESTRADO 2022/2023 - DPG/UnB / FAPDF:
- CHAMADA SIMPLIFICADA PGLA Nº 2/2022
- INSCRIÇÕES via formulário (o acesso somente será realizado com o e-mail de aluno da UnB): https://forms.office.com/r/KJiUmKnSSJ
- RETIFICAÇÃO DA CHAMADA SIMPLIFICADA PGLA Nº 2/2022
- RESULTADO PROVISÓRIO - Avaliação Chamada Simplificada PGLA N.2/2022
[PGLA-BOLSA REMANESCENTE] - Consulta aos alunos de ação afirmativa
Despacho
Resultado
CHAMADA SIMPLIFICADA 04/2023 - LISTA DE PRIORIDADES ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS
Edital
Anexo 1
RETIFICAÇÃO DA CHAMADA SIMPLIFICADA 04/2023 - LISTA DE PRIORIDADES ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS
Anexo - Obrigações do bolsista
2ª Retificação
RESULTADO PROVISÓRIO
RESULTADO FINAL
Edital PGLA-UnB nº 02/2023 - Auxílio financeiro para Participação em Eventos Científicos Nacionais e Internacionais de Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicad
Anexos
Despacho de cancelamento
CHAMADA PÚBLICA 001/2021 - AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES
- Resultado Final Chamada Pública 01/2021 ao Edital DPG 006/2021
17 de Dezembro de 2019
13 de Dezembro de 2019
Seleção SUSPENSA devido a greve dos servidores da Universidade
- LISTA DE OFERTA 1/2024
- INSTRUÇÕES PARA ALUNO ESPECIAL 1/2024INSTRUÇÕES PARA ALUNO ESPECIAL 1/2024
- FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ALUNO ESPECIAL
- FORMULÁRIO PARA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
- DECLARAÇÃO DE CÓPIA AUTÊNTICA
- RESULTADO
- INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO
21 de Outubro de 2019
26 de Setembro de 2019
16 de Setembro de 2019
Formulários de solicitações dirigidos à Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Letras (SECPG/IL) para o encaminhamento e a tramitação dos processos por meio do SEI – Serviço Eletrônico de informações.
* No caso das solicitações dos alunos e professores aposentados, (por não possuírem acesso ao SEI), ou em casos excepcionais (tais como pessoas com dificuldade de locomoção, com residência em outros estados, com atestados médicos prolongados, entre outros motivos de força maior devidamente justificados), serão aceitos pedidos por e-mail.
TIPO | QUEM INICIA O PROCESSO | MODO | PRAZO | OBSERVAÇÃO |
Prorrogação de data de qualificação ou defesa |
Estudante |
Guichê | Antecedência de 30 dias do prazo regular da defesa. |
- A secretaria iniciará o processo SEI. (O orientador dará ciência à solicitação por meio de despacho ou parecer no processo SEI.) |
Banca Examinadora | Docente (Orientador) | SEI | Antecedência de 30 dias da data indicada para a defesa. |
- Formulário modelo SEI n. Tese 4186564 Qualificação de Mestrado 4186901 Qualificação de Doutorado 4186879 *Orientações no formulário. |
Credenciamento: (Pesquisador Colaborador/ Co orientação e Orientador de Pós-Graduação) |
Docente | SEI | Antecedência de 60 dias do vencimento do credenciamento |
- Formulário modelo SEI n. Formulários Específicos dos Programas: PPGL 4195741 *Orientações no formulário. |
Auxílio Financeiro | Docente | SEI | Antecedência de 60 dias do evento. |
- Carta de solicitação e documentos comprobatórios. *Não há modelo específico. |
Auxílio Financeiro | Estudante | Guichê | Antecedência de 60 dias do evento. | - Conforme editais abertos. |
Trancamento Geral de matrícula | Estudante | Guichê | No decurso do semestre | - Formulário de Solicitação do aluno (anexo) |
Trancamento Parcial e Retirada de Disciplina | Estudante | Guichê | De acordo com o Calendário Acadêmico | - Formulário de Solicitação do aluno (anexo) |
Ajuste de matrícula | Estudante | Guichê | De acordo com o Calendário Acadêmico | |
Revisão de menção final | Estudante | Guichê | De acordo com o Calendário Acadêmico | - Formulário próprio (anexo) |
Mudança de orientação | Estudante | Guichê | A qualquer tempo | - Formulário próprio (anexo) |
Inclusão de disciplina no domínio conexo | Estudante | Guichê | A qualquer tempo | - Formulário de Solicitação do aluno (anexo) |
Monitoria II | Estudante | Guichê | Período definido pelo DPG | - Formulário específico divulgado pelo DPG |
Aproveitamento de créditos | Estudante | Guichê | A qualquer tempo | - Formulário de Solicitação do aluno (anexo) |
Equivalência de disciplina | Estudante | Guichê | A qualquer tempo |
- Formulário próprio (anexo) |
27 de Agosto de 2019
O preconceito linguístico é assunto já bem explorado em livros e trabalhos anteriores no Brasil. Porém, quase nunca esse preconceito foi relacionado ao racismo. Esse é o tema do livro “Racismo linguístico: Os subterrâneos da linguagem e do racismo” (Editora Letramento), uma tentativa de teorizar sobre a relação sempre íntima entre linguagem e racismo do professor Gabriel Nascimento (UFSB), egresso do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada sob a orientação da Profa. Dra. Mariana Mastrella.
Saiba mais sobre esta publicação
Cultura e Literatura no Ensino de Língua-Discurso
A proposta multirrede-discursiva na formação docente e no ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeira
Saiba mais sobre essa publicação
Inglês on-line para crianças e tecnologias digitais
Saiba mais sobre essa publicação
(De)Colonialidades na relação Escola-Universidade para a formação de professoras(es) de Línguas
Saiba mais sobre essa publicação
Projeto English Nuggets: etimologia de palavras e expressões em língua inglesa