Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

Projetos dos Docentes

 

Área de Concentração: Linguagem, Práticas Sociais e Educação

 

 

 

 Linha de Pesquisa 1

Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas

Esta linha de pesquisa abriga estudos sobre os vários aspectos dos processos de ensinar, aprender e avaliar línguas em diferentes contextos educacionais, mídias e tecnologias. Reúne também estudos sobre a formação, o fazer e a ação docentes no ensino e na aprendizagem de línguas, bem como o desenvolvimento do conhecimento linguístico e comunicativo por meio de materiais didáticos e práticas da educação linguística em geral.

Docente

Projeto(s)

Temas de interesse a partir do projeto de pesquisa

Aline Fonseca de Oliveira

1. A didática da pronunciação na formação de professores de língua espanhola.

  • Didática da língua oral no ensino-aprendizagem de línguas;
  • Estudos sobre entonação;
  • Formação de professores de línguas.
Ana Emília Fajardo Turbin 1. Multiletramento e multimodalidade: aprendizagem integrada de língua e conteúdo. Ensino Fundamental, anos finais.
  • Formação de professores de Língua Estrangeira;
  • Multiletramentos discursivos;
  • Material didático no ensino de Língua Estrangeira.
Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo

1. Letramento em avaliação do professor de línguas: componentes e lacunas.

  • Avaliação, ensino e aprendizagem de línguas;
  • Formação de professores de inglês na perspectiva sociodiscursiva;
  • Letramento em avaliação de línguas;
  • Avaliação de larga escala;
  • Letramento em avaliação para agentes públicos;
  • Avaliação de línguas e políticas públicas.
Janaína de Aquino Ferraz

1. Mídias digitais para o ensino de português como segunda língua: cenários atuais e novas perspectivas.

  • Português como segunda língua, mídias digitais e imagens.

Janaína Soares Alves

Professora Colaboradora

1. Ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças.

2. Falsos amigos e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de línguas irmãs.

  • Formação de professores de espanhol;
  • Ensino de línguas para crianças.
Joara Martin Bergsleithner

1. Processos cognitivos atencionais e instrucionais na formação de professores e aprendizes em L2.

  • Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira e segunda língua;
  • Psicolinguística e recursos atencionais e instrucionais.
José Carlos Paes de Almeida Filho
  1. Aspectos da História, Políticas e Ética na Formação de Professores de Línguas.
  2.  Formação de Professores de Línguas: Perspectiva de um Modelo Global da Formação e Práticas Renovadoras de Ensino numa Epistemologia da Disciplina Ensino de Línguas.
  • Abordagem comunicativa;
  • Ensino de português para estrangeiros

Joselita Júnia Vidotti

Professora Colaboradora

(2017-2019)

1. A trajetória das línguas nas políticas de ensino.

  • História do Ensino de Línguas no Brasil;
  • Políticas de ensino de línguas.
Lúcia Maria de Assunção Barbosa 1. Elaboração de material de Português para Estrangeiros e Formação de Futuros Professores.
  • Ensino de português para estrangeiros e Língua de Acolhimento;
  • Ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores em contextos migratórios.
Kyoko Sekino

1. Desenvolvimento metodológico de pesquisas empíricas de aprendizagem e aquisição de L2.

  • Psicolinguística;
  • Ensino e aprendizagem de língua japonesa.
Magali Barçante Alvarenga 1. Mapeamento do uso da Língua Estrangeira para a organização curricular dos diferentes cursos pertencentes aos eixos tecnológicos da Educação Profissional.
  • Ensino de línguas para fins específicos;
  • Ensino de línguas em contextos tecnológicos.
Maria Del Carmen de La Torre Aranda

1. Tecnologias e ensino e aprendizagem de línguas: demandas para a formação docente na cena contemporânea.

2. Da narrativa cinematográfica à educação transmídia em francês língua adicional: relações entre imagem, interação e multiletramentos.

  • Transmídias, tecnologias digitais, linguagem e sociedade;
  • Tecnologias e formação de professores;
  • Oralidade e interação online.
Mariana Rosa Mastrella-de- Andrade 1. A relação universidade-escola na formação de professores(as) de línguas: identidades, letramentos e aproximações decoloniais.
  • Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva do letramento crítico;
  • Formação crítica de professores de línguas;
  • Escola e Universidade na formação de professores de línguas.
Vanessa Borges de Almeida

1. Avaliação em línguas: ações e formações.

2. O aprendiz de línguas com transtornos de linguagem.

  • Avaliação, ensino e aprendizagem de línguas;
  • Formação de professores.
Yûki Mukai

1. Ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira e Bilinguismo.

2. Crenças, ações e emoções dos agentes engajados no ensino-aprendizagem de línguas.

3. Crenças e identidade do supervisor e dos professores de língua japonesa do UnB Idiomas sobre a satisfação profissional e a prática docente.

  • Aquisição de segunda língua;
  • Ensino-aprendizagem de línguas;
  • Estudos de crenças.

 

 

Linha de Pesquisa 2

Língua, cultura e sociedade

Esta linha ocupa-se das diferentes formas de inter-relação e interdependência entre língua, cultura e identidades nas diversas relações entre linguagem, sociedade e educação. Também abriga trabalhos sobre práticas de linguagem nas mais ampliadas e diversas esferas sociais.

Docente

Projeto(s)

Temas de interesse a partir do projeto de pesquisa

Enrique Huelva Unternbäumen

1. A relação entre gramática e conceitualização: abordagens teóricas atuais e desafios futuros.

2. Roteiros culturais (cultural scripts) em processos de aquisição/aprendizagem de línguas.

  • Língua e cultura;
  • Análise da conversação etnometodológica em práticas sociais de linguagem.

Fidel Armando Cañas Chavez

1. Dentidades de aprendizes e docentes de línguas em processos de imersão
  • Identidades na aprendizagem de línguas;
  • Didática das línguas;
  • Português como segunda língua;
  • Programa PEC-G e seus desdobramentos no Brasil.

Lúcia Maria Assunção Barbosa

1. Línguas-culturas em movimento: superdiversidade, interseccionalidade e língua de acolhimento.

2. DF-ACOLHE! - Imigração, Plurilinguismo, Português como Língua de Acolhimento e de escolarização: a formação de agentes em cena.

  • Língua, cultura, interculturalidade;
  • Português como língua de acolhimento.

Mariana R. Mastrella-de-Andrade

1. Identidades, Emoções e Práticas de Letramento no ensino-aprendizagem e na formação de professores/as de línguas.

  • Identidades sociais, cultura e ensino de línguas.

Claudine Marie Franchon

1. Intercompreensão IC - Línguas em contato pela plataforma MIRIADI.
  • Intercompreensão das línguas geneticamente aparentadas;
  • Estratégias lexicais de intercompreensão das línguas românicas.

Yamilka Rabasa Fernandez

1. Língua-Cultura/

Literatura em perspectiva discursiva na formação de professores de espanhol.

  • Formação de professores de espanhol e processos discursivos;
  • Literatura cubana de autoria de mulheres no ensino de línguas.