Linhas de pesquisa
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Projetos dos Docentes
Área de Concentração: Linguagem, Práticas Sociais e Educação
Linha de Pesquisa 1 Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas |
||
Esta linha de pesquisa abriga estudos sobre os vários aspectos dos processos de ensinar, aprender e avaliar línguas em diferentes contextos educacionais, mídias e tecnologias. Reúne também estudos sobre a formação, o fazer e a ação docentes no ensino e na aprendizagem de línguas, bem como o desenvolvimento do conhecimento linguístico e comunicativo por meio de materiais didáticos e práticas da educação linguística em geral. |
||
Docente |
Projeto(s) |
Temas de interesse a partir do projeto de pesquisa |
Aline Fonseca de Oliveira |
1. A didática da pronunciação na formação de professores de língua espanhola. |
|
Ana Emília Fajardo Turbin | 1. Multiletramento e multimodalidade: aprendizagem integrada de língua e conteúdo. Ensino Fundamental, anos finais. |
|
Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo |
1. Letramento em avaliação do professor de línguas: componentes e lacunas. |
|
Janaína Soares Alves Professora Colaboradora |
1. Ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças. 2. Falsos amigos e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de línguas irmãs. |
|
Joara Martin Bergsleithner |
1. Processos cognitivos atencionais e instrucionais na formação de professores e aprendizes em L2. |
|
José Carlos Paes de Almeida Filho |
|
|
Lúcia Maria de Assunção Barbosa | 1. Elaboração de material de Português para Estrangeiros e Formação de Futuros Professores. |
|
Kyoko Sekino |
1. Desenvolvimento metodológico de pesquisas empíricas de aprendizagem e aquisição de L2. |
|
Maria Del Carmen de La Torre Aranda |
1. Narrativas transmídia e educação em línguas na cultura digital. 2. Programa Internacional de investigação Científica Nantes, Aveiro, Brasília - PICNAB |
|
Mariana Rosa Mastrella-de- Andrade | 1. A relação universidade-escola na formação de professores(as) de línguas: identidades, letramentos e aproximações decoloniais. |
|
Sabrina Lima de Souza Cerqueira |
1. Letras mirando horizontes e PROHABLA, PRODISCURSO |
|
Vanessa Borges de Almeida |
1. Avaliação em línguas: ações e formações. 2. O aprendiz de línguas com transtornos de linguagem. |
|
Yamilka Rabasa Fernandez |
1. A Proposta Multirrede-Discursiva (MR-D): componentes e lineamentos para a formação em línguas (materna e estrangeiras) |
|
Yûki Mukai |
1. Ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira e Bilinguismo. 2. Crenças, ações e emoções dos agentes engajados no ensino-aprendizagem de línguas. 3. Crenças e identidade do supervisor e dos professores de língua japonesa do UnB Idiomas sobre a satisfação profissional e a prática docente. |
|
Linha de Pesquisa 2 Língua, cultura e sociedade |
||
Esta linha ocupa-se das diferentes formas de inter-relação e interdependência entre língua, cultura e identidades nas diversas relações entre linguagem, sociedade e educação. Também abriga trabalhos sobre práticas de linguagem nas mais ampliadas e diversas esferas sociais.
|
||
Docente |
Projeto(s) |
Temas de interesse a partir do projeto de pesquisa |
Enrique Huelva Unternbäumen |
1. A relação entre gramática e conceitualização: abordagens teóricas atuais e desafios futuros. 2. Roteiros culturais (cultural scripts) em processos de aquisição/aprendizagem de línguas. |
|
Fidel Armando Cañas Chavez |
1. Dentidades de aprendizes e docentes de línguas em processos de imersão |
|
Lúcia Maria Assunção Barbosa |
1. Línguas-culturas em movimento: superdiversidade, interseccionalidade e língua de acolhimento. 2. DF-ACOLHE! - Imigração, Plurilinguismo, Português como Língua de Acolhimento e de escolarização: a formação de agentes em cena. |
|
Mariana R. Mastrella-de-Andrade |
1. Identidades, Emoções e Práticas de Letramento no ensino-aprendizagem e na formação de professores/as de línguas. |
|
Claudine Marie Franchon |
1. Intercompreensão IC - Línguas em contato pela plataforma MIRIADI. |
|
Yamilka Rabasa Fernandez |
1. Língua-Cultura/ Literatura em perspectiva discursiva na formação de professores de espanhol. |
|