Programa: Linguística Aplicada

 

 

Área de Concentração: Linguagem, Práticas Sociais e Educação

 

 

Linhas de Pesquisa:

 

Linha 1

 Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas

Esta linha de pesquisa abriga estudos sobre os vários aspectos dos processos de ensinar, aprender e avaliar línguas em diferentes contextos educacionais, mídias e tecnologias. Reúne também estudos sobre a formação, o fazer e a ação docente no ensino e na aprendizagem de línguas, bem como o desenvolvimento do conhecimento linguístico e comunicativo por meio de materiais didáticos e práticas da educação linguística em geral.
Docentes Temas de interesse
Aline Fonseca de Oliveira

 

1. Didática da língua oral no ensino-aprendizagem de línguas.

2. Estudos sobre entonação.

3. Formação de professores de línguas.

Ana Emília Fajardo Turbin

 

1. Formação de professores de Língua Estrangeira

2. Multiletramentos discursivos

3. Material didático no ensino de Língua Estrangeira

Claudine Franchon

 

1.Intercompreensão das línguas geneticamente aparentadas

 

 

2. Estratégias lexicais de intercompreensão das línguas românicas

Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo

 

1. Avaliação, ensino e aprendizagem de línguas

2.Formação de professores de inglês na perspectiva sociodiscursiva

3. Letramento em avaliação de línguas

Janaína de Aquino Ferraz

 

1. Português como segunda língua, mídias digitais e imagens

Janaína Soares Alves

 

1. Formação de professores de espanhol

2. Ensino de línguas para crianças

Joara Martin Bergleithner

 

1.Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira e segunda língua

 

2. Psicolinguística e recursos instrucionais

José Carlos Paes de Almeida Filho

 

1. Abordagem comunicativa

2. Ensino de português para estrangeiros

Joselita Júnia Vidotti

 

1. História do Ensino de Línguas no Brasil

2. Políticas de ensino de línguas

Lúcia Maria Assunção Barbosa

 

1. Ensino de português para estrangeiros e Língua de Acolhimento;

2. Ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores em contextos migratórios

Kyoko Sekino 

 

1.Psicolinguística

2.Ensino e aprendizagem de língua japonesa

Magali Barçante

 

1. Ensino de línguas para fins específicos

Maria Del Carmen de La Torre Aranda

 

1. Tecnologias digitais, linguagem e sociedade

2. Tecnologias e formação de professores

3. Oralidade e interação online

Mariana Rosa Mastrella de Andrade

 

1. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva dos letramentos sociais

2. Formação crítica de professores de línguas

3. Emoções no ensino-aprendizagem de línguas

Vanessa Borges de Almeida

 

1. Avaliação, ensino e aprendizagem de línguas

2. Formação de professores

Yûki Mukai

 

1. Aquisição de segunda língua

2. Ensino-aprendizagem de línguas 

3. Estudos de crenças e motivação

 

 

Linha 2

Língua, cultura e sociedade

Esta linha ocupa-se das diferentes formas de inter-relação e interdependência entre língua, cultura e identidades nas diversas relações entre linguagem, sociedade e educação. Também abriga trabalhos sobre práticas de linguagem nas diversas esferas sociais.
Docentes Temas de interesse
Enrique Huelva Unternbäumen

 

1. Língua e cultura

2. Análise da conversação etnometodológica em práticas sociais de linguagem

Lúcia Maria Assunção Barbosa

 

1. Língua, cultura, interculturalidade

Mariana R. Mastrella-de-Andrade

 

1. Identidades e ensino de línguas

Janaína Ferraz

 

1. Linguagem e mídia

2. Linguagem e identidade

Claudine Franchon

 

1. Fraseologia e culturas

Gladys Quevedo-Camargo

 

1. Avaliação de proficiência de línguas;

 

2. Avaliação de larga escala;

 

3. Letramento em avaliação para agentes públicos;

 

4. Avaliação de línguas e políticas públicas

Vanessa Borges de Almeida

 

1. Avaliação de Proficiência de Línguas