Meu projeto tem por objetivo identificar possíveis problemas linguísticos enfrentados pelos alunos ao longo do curso (neste caso, o curso superior de japonês) por meio de estudos linguísticos e empíricos, e os componentes processáveis a serem testados para pesquisas futuras a fim de resolver (ou ao menos atenuar) as dificuldades da aprendizagem. Trata-se de uma investigação das causas que dificultam a aprendizagem em termos da língua e do processamento cognitivo, e da indicação de testes empíricos para futuras investigações de cunho cognitivo na busca de soluções nos processos de compreensão e uso. Apesar das diversas investigações realizadas no Brasil, os efeitos dos resultados não atingem o sucesso da aprendizagem dos alunos. Permanecemos, então, com um grande percentual de evasão e não aprendizagem. A identificação das causas da dificuldade na aprendizagem da língua ou das diferenças do par linguístico (português-brasileiro/japonês) pode ser uma solução viável. A partir da identificação desses, configuraremos algumas propostas passíveis de teste (experimentos), levando em consideração modelagens de experimentos compatíveis com os estudos cognitivos.