O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília foi criado por recomendação de especialistas enviados pela CAPES à UnB em 1999, a partir de um Programa em Língua Inglesa que havia sido descontinuado no ano anterior. A partir de 2005 iniciou-se uma reestruturação do Programa, envolvendo intensa organização político-institucional interna e a renovação de quadro de docentes. Destaca-se a ampliação de sua estrutura física e tecnológica, a internacionalização do Programa e a ampliação dos meios para a sua maior inserção social nos âmbitos local e regional.


Dessa forma, o PPGLA desempenha um importante papel na formação de docentes e pesquisadores na região centro-oeste, recebendo também alunos de outros estados das regiões norte, nordeste e sudeste do país, bem como estudantes de outros países. O Programa tem desenvolvido um trabalho de relevância na disseminação do conhecimento e formação de profissionais na área de Linguística Aplicada por meio da realização de eventos para divulgação dos resultados da pesquisa científica na área e do oferecimento de cursos presenciais e a distância de educação continuada de professores de línguas. Destaca-se o Programa de Extensão na Formação Continuada de Professores de Línguas do DF, que atrai professores de escolas regulares para o convívio formador da pós-graduação.É esse grande projeto que foi recentemente reconhecido como merecedor de nota 4 pelo desempenho superior no quadriênio 2013-2016.


A área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UnB, Linguagem, Práticas Socias e Educação, possui duas linhas de pesquisa:

1) Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas

 

Esta linha de pesquisa abriga estudos sobre os vários aspectos dos processos de ensinar, aprender e avaliar línguas em diferentes contextos educacionais, mídias e tecnologias. Reúne também estudos sobre a formação, o fazer e a ação docente no ensino e na aprendizagem de línguas, bem como o desenvolvimento do conhecimento linguístico e comunicativo por meio de materiais didáticos e práticas da educação linguística em geral.

 

2) Língua, cultura e sociedade

 

Esta linha ocupa-se das diferentes formas de inter-relação e interdependência entre língua, cultura e identidades nas diversas relações entre linguagem, sociedade e educação. Também abriga trabalhos sobre práticas de linguagem nas diversas esferas sociais.