PERGUNTAS FREQUENTES

 

BLOCO 1 - SOBRE O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM LINGUÍSTICA APLICADA

 

1) Como saber se tenho o perfil para ingressar no Programa?

A Linguística Aplicada é um campo transdisciplinar que considera a linguagem como elemento central das relações humanas. Ela se preocupa em pesquisar e buscar soluções para os problemas do uso da linguagem na vida real, bem como em investigar o impacto e as consequências sociais desses problemas em contextos específicos, com protagonistas específicos. Nesse sentido, a Linguística Aplicada dialoga intensamente com outros campos, como a Educação, a Antropologia, a Psicologia, a Política e a Filosofia. Se você compartilha dessas preocupações e se interessa por algum contexto específico no qual a linguagem em uso possa ser investigada, você tem perfil para ingressar no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

 

2) Qual a duração do curso?

O curso tem duração de 4 semestres.

 

3) Quais são as linhas de pesquisa do programa?

Veja em: http://pgla.unb.br > programa > linhas de pesquisa

 

4) Quantas disciplinas terei de cursar?

No mínimo cinco disciplinas, incluindo duas obrigatórias.

 

5) É necessário falar outros idiomas para entrar no programa?

Não se exige a habilidade oral, mas sim a habilidade de leitura, devido ao grande volume de textos em inglês, espanhol e francês que constam nas bibliografias das disciplinas.

 

BLOCO 2 - SOBRE ALUNOS REGULARES

 

6) O que significa ser aluno regular do PPGLA?

Significa estar regularmente matriculado no PPGLA da UnB e ter se comprometido a cumprir os requisitos legais para a obtenção do título de Mestre em Linguística Aplicada.

 

7) Qual o calendário do processo seletivo para alunos regulares?

O processo seletivo para alunos regulares é anual e definido por edital publicado no site do PPGLA, geralmente em setembro de cada ano. Para editais anteriores, ver: www.pgla.unb.br > processos seletivos > mestrado: seleção de alunos regulares.

 

8) Quais as etapas do processo seletivo para alunos regulares?

 

1. Prova de Conhecimento Específico: Esta etapa é classificatória, sendo que a nota mínima para aprovação é 7 (sete). A prova escrita versará sobre temas em Linguística Aplicada. O candidato será avaliado quanto à capacidade analítica e crítica frente às questões, complexidade, acuidade, articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos e quanto à forma (uso correto da Língua Portuguesa). Como sugestão de leitura, alguns trabalhos são indicados na bibliografia anexa ao edital.

 

2. Prova de Compreensão de Texto em Língua Estrangeira: Esta etapa é eliminatória, sendo que a nota mínima para aprovação é 7 (sete). Os aspectos avaliados serão a compreensão e a interpretação de textos na língua estrangeira escolhida pelo candidato no formulário de inscrição, nas opções inglês, francês e espanhol. Os textos versarão sobre temas na área de concentração Práticas e Teorias no Ensino/Aprendizagem de Língua(s).

 

3. Prova Oral: Esta etapa é classificatória e consistirá da arguição do candidato pela Comissão Examinadora. O candidato será avaliado quanto à capacidade de organizar e expor ideias, sustentar argumentos científicos com clareza, objetividade e conteúdo, nível de conhecimento e capacidade de inter-relacionamento de ideias na defesa do Pré-projeto.

 

9) Quantas vezes posso participar da seleção para aluno regular?

Não há limitações nesse sentido.

 

10) Há assistência para pessoas com deficiência durante a prova?

Sim. Essa assistência deve ser requisitada no momento da inscrição para o processo seletivo.

 

11) Como é o processo de escolha do orientador?

Quando da aprovação do candidato, indica-se o orientador conforme o tema do pré-projeto e a disponibilidade de vagas dos docentes.

 

12) O que é Qualificação?

Qualificação é um exame interno (não aberto ao público) realizado perante uma banca de três professores, sendo um deles a orientadora ou o orientador da pesquisa proposta, com a finalidade de avaliar as chances de êxito do trabalho em desenvolvimento.

 

13) Qual é o tempo que o aluno tem para falar na Qualificação?

Não há exigência de apresentação formal, mas o candidato pode fazer uma breve exposição de dez a quinze minutos apenas.

 

14) Quando acontece a Qualificação?

Em geral entre os meses de setembro e abril do ano subsequente.

 

15) Quais as normas para o texto de Qualificação?

O texto para o exame de Qualificação deve conter, no máximo, 40 páginas, incluindo referências, anexos e apêndices. Deve conter elementos pré-textuais, sumário, introdução, referencial teórico, metodologia, considerações finais e referências. Caso o mestrando queira incluir informações sobre dados já coletados ou análises parciais, deve fazê-lo em um capítulo subsequente à metodologia. O texto deve seguir as normas vigentes da ABNT.

 

16) Como faço para solicitar a Qualificação?

Após a aprovação do texto da qualificação por parte do orientador ou da orientadora, o candidato deverá preencher o formulário no site do PPGLA e entregá-lo na Secretaria Integrada de Pós-Graduação do Instituto de Letras.

 

17) Qual a data limite para marcar a defesa da dissertação?

Tendo em vista que o mestrado tem uma duração de 4 semestres, o aluno poderá marca a defesa 60 dias antes do término do curso.

 

18) Quem compõe a banca para a defesa da dissertação?

A banca é composta pelo(a) orientador(a), por um membro interno (professor do PPGLA) e um membro externo (professor de outro programa ou instituição). Os nomes desses membros são indicados pelo(a) orientador(a), em negociação com o(a) orientando(a), de acordo com o tema da pesquisa.

 

19) Quais as normas para o texto da dissertação?

O texto da Dissertação deve conter, no máximo, 150 páginas, incluindo referências, anexos e apêndices. O texto deve seguir as normas vigentes da ABNT.

 

20) O que deve ser feito após a defesa da dissertação?

Após a defesa, o aluno deve preencher os seguintes formulários, que estão disponíveis no site do PPGLA:

Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas (TDE);
Formulário de declaração de ciência de propriedade intelectual de monografia/tese/dissertação e produtos desenvolvidos na UnB;
Solicitação de diploma.
O aluno têm 15 dias para a entrega da dissertação final, caso seja aprovado pela banca; 30 dias para entrega da dissertação final, caso seja aprovado pela banca com revisão de forma; normalmente, 60 dias para reformulação da dissertação.

 

22) Quando recebo meu diploma de mestre?

Após entregar a dissertação na secretaria o aluno receberá um formulário de solicitação de diploma, que deverá ser entregue na Secretaria Administração Acadêmica - SAA. Depois de cumpridos esses requistos, a SAA indica um prazo para o discente retirar o diploma, geralmente 60 dias.

 

23) O que acontece se eu perder o prazo para defesa da dissertação?

No caso de não haver solicitação de prorrogação e o mestrando perder o prazo para defesa da dissertação, ele será desligado do Programa. Esse desligamento é efetuado diretamente pelo Decanato de Pós-Graduação da UnB.

 

24) Como solicitar prorrogação de prazo para defender minha dissertação?

De acordo como Decanato de Pós-Graduação - DPG, "Excepcionalmente, perante a apresentação de razões amplamente justificadas e de cronograma que claramente indique a viabilidade de conclusão pelo aluno", o prazo da defesa da dissertação poderá ser alterado por um período de até seis meses, "mediante solicitação circunstanciada a ser avaliada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa". Antes de solicitar a prorrogação do prazo, o aluno deve verificar seu histórico e se certificar de que não possui pendências de integralização de créditos/pré-requisitos.

As solicitações devem ser encaminhadas à coordenação do PPGLA, para apreciação do Colegiado do Programa, com seis meses de antecedência do término do prazo regular, mediante apresentação dos seguintes documentos:

- Solicitação assinada pelo discente com cronograma de atividades para o período da prorrogação proposto;

- Parecer do orientador, concordando com o pedido de prorrogação de prazo;

- Histórico Escolar atualizado;

- Boneco do texto da dissertação.

 

BLOCO 3 - ALUNOS ESPECIAIS

 

25) O que significa ser aluno especial do PPGLA?

Significa estar matriculado em até duas disciplinas do PPGLA da UnB e ter se comprometido apenas com o cumprimento das exigências dessa(s) disciplina(s). No caso de aprovação, os créditos dessa(s) disciplina(s) podem ser aproveitados posteriormente se o aluno ingressar como aluno regular no Programa.

 

26) Qual o calendário do processo seletivo para alunos especiais?

O processo seletivo para alunos especiais é semestral e definido por edital publicados no site do PPGLA, geralmente nos meses de fevereiro e julho de cada ano. Para editais anteriores, ver: www.pgla.unb.br > processos seletivos > mestrado: seleção de alunos especiais.

 

BLOCO 4 - ESTUDANTES ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL

 

27) Qual o calendário do processo seletivo para estudantes estrangeiros não residentes no Brasil?

A seleção de candidatos estrangeiros não residentes no Brasil é anual e definida por edital específico publicado no site do PPGLA, geralmente em junho de cada ano. Para editais anteriores, ver: www.pgla.unb.br > processos seletivos > mestrado: seleção de alunos estrangeiros.

 

BLOCO 5 - ALUNOS DE GRADUAÇÃO

 

28) Alunos de graduação podem participar do processo seletivo do mestrado?

Sim. Para se inscrever no processo seletivo do mestrado não é necessário ter concluído a graduação. Você pode, paralelamente ao último ano de graduação, participar do processo. Se aprovado, no ato da matrícula no curso, geralmente no mês de janeiro do ano seguinte, você deverá apresentar o certificado de conclusão de curso informando a data em que foi realizada a colação de grau, mesmo ainda não tendo o diploma em mãos.

 

29) Alunos de graduação podem cursar disciplinas do mestrado?

Sim. Alunos de graduação com perfil de êxito nos estudos podem pleitear matrícula em disciplinas da pós-graduação. Para tal, é necessário a anuência do Coordenador de curso da graduação.

 

BLOCO 6 - BOLSAS DE ESTUDO

 

30) Quais as chances de conseguir bolsa de estudos para custear a dedicação integral ao curso?

O PPGLA possui 11 bolsas atualmente, que são alocadas para alunos com dedicação exclusiva ao curso, são as chamadas bolsas "Capes-Demanda Social". A alocação das bolsas acontece geralmente nos meses de fevereiro e março por ordem de classificação geral no processo seletivo entre os interessados que solicitarem formalmente a sua candidatura. A prioridade é de alunos novos, e a duração da bolsa é de 12 meses (renovável por até 12 meses dependendo do desempenho do bolsista).

 

31) É possível acumular bolsa com outra atividade profissional?

Devem ser analisadas as restrições impostas pelas agências de fomento que concedem bolsas (Capes). No caso de bolsas Capes - Demanda Social (DS), Mestrado ou Doutorado, não é permitido o exercício profissional concomitante ao recebimento de bolsa. Casos excepcionais são considerados quando o vínculo se inicia após o início da concessão da bolsa, para exercer atividade decorrente da pesquisa realizada. Nestes casos a Coordenação do curso analisará caso a caso por meio da Comissão de Pós-Graduação.

 

32) Moro em outro estado. Tenho direito a auxílio moradia?

Não existe essa modalidade de auxílio. No entanto, o Decanato de Assuntos Comunitários da UnB disponibiliza semestralmente editais para acesso ao Programa de Auxílio Moradia em condomínios da universidade a estudantes de pós-graduação. A seleção dos beneficiários deste programa não depende da Coordenação do PPGLA.