Lúcia Maria Assunção Barbosa
Doutora em Estudos Portugueses, Brasileiros e da África Lusofônica pela Universite Paris VIII (2005), onde também concluiu o Diplome dEtudes Approfondies (D.E.A), em 1999. Concluiu estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Ceará, com visita acadêmica na Universidade de Aveiro (Portugal) (2016-2017). É mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Licenciada em Letras (Português - Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984). É Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB), onde leciona a disciplina Português para Estrangeiros. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. É Pesquisadora do PICNAB: Projeto Internacional de Investigação Científica Nantes, Aveiro e Brasília. Também participa do Grupo de Pesquisa RIdER (Reseau International dÉtudes Romanes).Em 2016, atuou como professora visitante na Universite Paris VIII (França). Possui experiência na coordenação, aplicação e correção do Exame Celpe-bras. È representante oficial de Português para Estrangeiros - da UnB - junto ao Programa Idioma sem Fronteiras, no MEC. É coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refúgio - ACNUR), na UnB. Atua principalmente nos seguintes temas: Português para Estrangeiros (PLE); Português Língua de Acolhimento (PLAc); Português como Língua Não Materna (PLNM); Migrações internacionais contemporâneas; Cultura e ensino de línguas, Lexicultura, Ensino-aprendizagem de línguas; Interculturalidade, Educação para as relações étnico-raciais.