Identidades, Emoções e Práticas de Letramento no ensino-aprendizagem e na formação de professores/as de línguas

Este projeto abarca estudos e pesquisas relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas a partir do que propomos aqui como tripé para práticas docentes e discentes na escola: 1) questões de identidade, 2) emoções e 3) práticas de letramento e ensino crítico. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é desenvolver investigações sobre a formação docente para o ensino-aprendizagem de línguas na escola, tendo em vista a maneira como as identidades são construídas, as emoções socialmente motivadas e como projetos de letramento com ensino crítico de línguas podem contribuir para a promoção de uma cidadania crítica que entenda as questões identitárias e as emoções como partes da diversidade da vida social. Dessa maneira, investigações com foco em 1) quem são os professores de línguas das escolas, 2) quem são os falantes dessas línguas, 3) quem as aprende, 4) como suas emoções são socialmente construídas nas relações e vivências com as línguas, 5) como projetos de letramento na escola podem promover conscientização sobre questões identitárias e o viés social das emoções para uma cidadania crítica, são alvos da atuação deste projeto de pesquisa.