Tecnologias e ensino e aprendizagem de línguas : demandas para a formação docente na cena contemporânea

O projeto de pesquisa Tecnologias e ensino e aprendizagem de línguas : demandas para a formação docente na cena contemporânea tem por objetivo constituir-se em um espaço de reflexão, concepção, aplicação e avaliação de percursos híbridos de aprendizagem de línguas que contemplem o uso de tecnologias digitais, com foco nas interações online. O projeto está inserido nos trabalhos desenvolvidas pelo grupo de estudos TECLE (Tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras), por mim coordenado desde o início de 2013, e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq como uma das linhas de pesquisa do Grupo de Estudos em Didática de Línguas e Literaturas Estrangeiras (GEDLLE) . Desde que integramos a internet, o smartphone, as redes e ferramentas digitais a nossas vidas e práticas cotidianas, passamos a nos relacionar de forma profundamente diferente com a informação, a comunicação e, portanto, com a linguagem. As interações nos espaços online, nas redes sociais, por exemplo, dão cada vez mais lugar a diferentes práticas de linguagem. Nossos textos escritos são multissemióticos; nossas conversas por internet vêm constantemente reconfigurando o modelo de conversação inicialmente proposto por Sacks, Schegloff e Jefferson (Marcuschi, 2008). Logo, é fundamental trazermos para a aula de língua práticas discursivas que sejam representativas dos modos como, nas diferentes esferas da atividade humana, comunicamos pelos espaços digitais online. O objetivo geral deste projeto de pesquisa, situado no campo da Linguística Aplicada ao ensino e à aprendizagem de línguas mediados por tecnologias, é contribuir para a formação da professora e do professor de línguas para atuarem no ciberespaço de modo a articular, de forma crítica e consciente, suas escolhas metodológicas e tecnológicas às demandas contemporâneas. Espera-se que a concepção e a implementação de modelos pedagógicos ofereçam a aprendizes e professores de línguas oportunidades de engajar-se em práticas comunicativas online que contemplem múltiplos letramentos e favoreçam a reflexão sobre o papel mediador de cada um deles nos processos de educação em línguas.