Aspectos da História, Políticas e Ética na Formação de Professores de Línguas

 

Em projetos anteriores o alvo da pesquisa focalizou tradições ou culturas de ensinar línguas nas escolas e em certos círculos como o da escola, a teoria relevante focalizando abordagens e competências necessárias e a história do ensino de línguas no país e instituições (este projeto recém concluído em dezembro de 2013). Nesta proposta de trabalho investigativo e construtor de propostas ao país a ser desenvolvido nos anos de 2014 e 2015, o objetivo é dar espaço investigativo para os fundamentos do processo formativo de professores, aprendentes e terceiros e explorar os flancos de uma política de interesse para o ensino de línguas no país neste momento de crise aguda no ensino de idiomas no contexto escolar em seus diversos níveis e nas universidades. Para arredondar as dimensões trabalhadas num todo gestáltico, abriremos espaço para iniciativas de outorga de uma minuta de código de ética profissional para começar a ser debatida na profissão. Assim, visaremos a síntese de conhecimentos cruciais para se compreender o todo da formação: as crenças e memórias de teorias pessoais informais cotejadas com teoria relevante discernida a partir de critérios, uma compreensão da história do desenvolvimento do ensino de línguas no país, a proposição de linhas para uma política de ensino de línguas (incluindo a importante definição de níveis de desempenho para os patamares de estudo nas escolas e universidades) e o perfil de um código orientador da conduta profissional e responsabilidades relativa dos agentes. Este Projeto inclui as ações de pesquisa aplicada realizadas no bojo de quatro subprojetos: Projeto História do Ensino de Línguas para a Formação de Professores (concluído em dezembro de 2013), Projeto Políticas para o Ensino de Línguas e Formação Docente (em andamento), Projeto POELIN para Definição de Níveis Referenciais de Desempenho em Línguas (em andamento) e Projeto Ética no Ensino e Aprendizagem de Línguas (em andamento).