2. Ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças

O acesso às línguas estrangeiras às crianças tem ampliado sua oferta e atrelado a esse crescimento surge a necessidade ainda mais constante de entender o processo de contato linguístico com idiomas e suas culturas principalmente para o público infantil. Inicialmente dirigido somente aos à língua espanhola, ampliamos para a sistematização também em outras línguas em consequência de leituras e publicações sobre o tema. Formação inicial para esse público específico sempre ficou à cargo da área de Educação, por outro lado, a formação linguística comumente oferecida em nossos cursos de graduação se restringe basicamente ao Ensino Médio, campo mais profícuo para os recém-licenciados nas línguas estrangeiras. Nasce, portanto a necessidade de estudar como se dá o processo de contato, sensibilização e ensino aprendizagem junto às crianças. Ao perceber a língua estrangeira como um sistema integrado entre Linguística e Cultura, afirmamos a necessidade de propiciar, em idade o mais tenra possível, o contato com uma língua estrangeira. As implicações desse contato trazem consequências benéficas tanto em termos psicológicos, linguísticos, sociais e inclusive acadêmicos. Enfatizamos aqui, os elementos linguísticos e sociolinguísticos. O campo é amplo, assim como a tradição de ensino para crianças que denota relevância à aquisição de léxico acompanhada pela repetição de palavras e estruturas. No entanto, pretendemos encontrar estratégias que possibilitem o contato com mostras autênticas de fala, desde os primeiros anos da infância. A interação entre crianças e professor utilizando a língua estrangeira é o marco de nossas pesquisas e instrumento básico e indispensável. O planejamento é elemento condicionante do êxito da iniciativa principalmente porque, ao contar com os elementos de flexibilidade do programa diário planejado permitimos uma autointerdisciplinaridade tanto com o que as crianças tem aprendido e estudado em determinado momento, quanto com seus conhecimentos prévios. Objetivos: Levantar alternativas linguístico-pedagógicas que visem a propiciar à criança um ambiente de imersão na língua estrangeira, ao mesmo tempo que a sensibilizamos para o contato com a língua e cultura do outro. Refletir e elaborar estratégias didático- metodológicas para fundamentar e sistematizar o contato de crianças principalmente em estágio de pré-alfabetização. Propor caminhos de utilização de recursos didáticos disponíveis desde a rede de internet até os jogos antigos de roda e canções tradicionais. Justificativa: A aquisição de vocabulário inicial de campo semântico relacionado à crianças está prevista a partir da seleção e análise crítica do material, de forma gradual e constante, a partir dos manuais didáticos e textos acadêmicos disponíveis em rede. A pesquisa busca abranger também o acervo multimídia com o qual as crianças já tenham contato nos dias atuais. Os diálogos constantes com os estudantes, a partir de um tema gerador (FREIRE), tratam de ir reafirmando os temas em uma aquisição gradual de vocabulário, sem perder de vista o contexto real, evitando repetições desnecessárias, e utilizando a língua estrangeira como ferramenta principal para o contato com a didática de crianças em idade de 2 a 7 anos. A meta principal é elaborar a previsão de temáticas interventivas que visem a propiciar esse contato entre as crianças e a língua espanhola de maneira segura, agradável e principalmente divertida. A produção bibliográfica recente convida a pensar estratégias de reflexão, avaliação e planejamento para a inserção dessa modalidade de ensino nos cursos de licenciatura e pós-graduação. Em decorrência dos dois últimos anos de Iniciação Científica, foi criada uma disciplina exclusivamente para esta temática, no curso de Mestrado em Linguística Aplicada, sendo uma das maiores repercussões esperadas, advindas da graduação.