Letramento em avaliação do professor de línguas: componentes e lacunas

Este projeto baseia-se em três premissas. A primeira é que a avaliação é indissociável de qualquer processo de ensino-aprendizagem (FIDALGO, 2006; SCARAMUCCI, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2011); a segunda, diretamente ligada à primeira, é que a avaliação pode desempenhar o papel de mola propulsora do desenvolvimento (docente e discente) por ser um artefato cultural passível de se transformar em instrumento para intervenção didática; a terceira e última premissa, apoiada na perspectiva sociodiscursiva (BRONCKART, 1999; 2006), considera a linguagem e a sócio-história como centrais e decisivas para o desenvolvimento humano. Essa premissa considera também que tal desenvolvimento se efetiva somente no agir coletivo/no mundo por meio de ações de linguagem (concretizadas, entre outras formas, por meio das diferentes práticas avaliativas existentes na escola e na sociedade), que são condutas verbais sócio-historicamente situadas. Nos últimos quinze anos o Brasil viu crescer a importância de exames de alta relevância em seu sistema educacional. Como consequência, os professores (de línguas) do ensino básico têm enfrentado o desafio de avaliar seus alunos de forma a atender aos níveis linguísticos demandados pelos agentes educacionais e pelo mercado de trabalho. Nesse cenário, o conceito conhecido como assessment literacy (STIGGINS, 1991, 1995), traduzido no Brasil por 'letramento em avaliação' (SCARAMUCCI, 2013) torna-se crucial para o desenvolvimento desses profissionais. No entanto, tal conceito tem sido pouco explorado na formação dos professores brasileiros. Este projeto de pesquisa tem por meta a construção de conhecimentos relativos ao letramento em avaliação do professor de línguas brasileiro. Para tal, cinco objetivos específicos foram estabelecidos: (a) fazer o levantamento do estado da arte da literatura sobre o tema em nível nacional e internacional; (b) identificar, de acordo com a literatura, os elementos constituintes do letramento em avaliação dos professores de línguas; (c) verificar quais elementos identificados em (b) podem ser encontrados na formação inicial e continuada dos professores de línguas brasileiros; (d) planejar ações para o fortalecimento do letramento em avaliação dos professores de línguas brasileiros; e (e) implementar as ações planejadas na formação de professores de línguas em nível local, regional e nacional. Esta pesquisa é de natureza predominantemente qualitativa e incluirá, além de uma ampla revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e questionários.