1. Processos formativos de professores e aprendizes de línguas
Processos formativos de professores e aprendizes de línguas |
|
O objetivo desta linha de pesquisa é abrigar estudos que contemplem os muitos aspectos dos processos de ensinar, aprender e avaliar línguas nos diversos contextos de instrução - formais, informais e mistos, presentes na sociedade brasileira, contemplando as diferentes faixas etárias e os diferentes públicos e agentes envolvidos no ensino de línguas – alunos, pais, professores, autoridades escolares etc. |
|
Docente |
Temas de interesse |
Aline Fonseca de Oliveira |
1. Didática da língua oral no ensino-aprendizagem de línguas. 2. Estudos sobre entonação. 3. Formação de professores de línguas. |
Ana Emília Fajardo Turbin |
1. Formação de professores de Língua Estrangeira 2. Multiletramentos discursivos 3. Material didático no ensino de Língua Estrangeira |
Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo |
1. Avaliação, ensino e aprendizagem de línguas 2.Formação de professores de inglês na perspectiva sociodiscursiva 3. Letramento em avaliação de línguas |
Janaína de Aquino Ferraz | Português como segunda língua, mídios digitais e imagens |
Janaína Soares Alves |
1. Formação de professores de espanhol 2. Ensino de espanhol para crianças |
Joara Martin Bergleithner | Ensino e aprendizagem de inglês como LE e L2, psicolinguística e recursos instrucionais |
José Carlos Paes de Almeida Filho |
1. Abordagem comunicativa 2. Ensino de português para estrangeiros |
Joselita Júnia Vidotti |
1. História do Ensino de Línguas no Brasil 2. Políticas de ensino de línguas |
Lúcia Maria Assunção Barbosa |
1. Ensino de português para estrangeiros e Língua de Acolhimento; 2. Ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores em contextos migratórios |
Kyoko Sekino | Psicolinguística e ensino aprendizagem de língua japonesa |
Magali Barçante |
Ensino de línguas para fins específicos |
Maria Del Carmen de La Torre Aranda |
1. Tecnologias digitais, linguagem e sociedade 2. Tecnologias e formação de professores 3. Oralidade e interação online |
Mariana Rosa Mastrella de Andrade |
1. Identidades e Letramentos no ensino-aprendizagem de línguas 2. Emoções no ensino de línguas 3. Formação de professores |
Vanessa Borges de Almeida |
1. Avaliação, ensino e aprendizagem de línguas 2. Formação de professores 3. Avaliação de proficiência |
Yûki Mukai |
1. Aquisição de segunda língua 2. Ensino-aprendizagem de línguas 3. Estudos de crenças e motivação |
2. Língua e cultura na competência comunicativa
Língua e cultura na competência comunicativa |
|
Esta linha ocupa-se da descrição e conceituação teórica das diferentes formas de inter-relação e interdependência entre o conhecimento linguístico e o conhecimento cultural, especialmente em relação à sua relevância no processo e construção da competência comunicativa na nova língua. |
|
Docente |
Temas de interesse |
Enrique Huelva Unternbäumen |
Língua e cultura |
Lúcia Maria Assunção Barbosa |
Língua, cultura, interculturalidade, |