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Projetos de Pesquisa

Augusto César Luitgards Moura Filho

Nome: Desenvolvimento de Aprendizes e Aprendizagem de Línguas
Área de concentração: Práticas e Teorias no Ensino- Aprendizagem de Línguas Linha de Pesquisa: Processos formativos de Professores e Aprendizes de Línguas
Natureza do Projeto: Pesquisa

Descrição: Desenvolvimento de aprendizes e aprendizagem de línguas.
 A emergência do conceito da aprendizagem centrada no aluno decorre da constatação de que os aprendizes não agem da mesma maneira quando inseridos em contextos de ensino e aprendizagem. Essa diversidade é realçada pelos múltiplos resultados e posturas diante de situações envolvendo os estilos de aprendizagem, as estratégias de aprendizagem, a autonomia do aprendiz e do professor, as crenças, a cooperação em processos de aprendizagem, a revelação do perfil do bom aprendiz de línguas, o coaching nos processos de ensino e aprendizagem e os processos cognitivos, em geral. O objetivo deste projeto é investigar como esses fatores agem, a fim de potencializar os esforços de aprendizes e professores envolvidos em contextos que demandam a aprendizagem/aquisição de línguas.

LEARNER’S DEVELOPMENT AND LANGUAGE LEARNING

Augusto César Luitgards Moura Filho, PhD

Abstract:  The emergence of the learner centredness concept stems from the understanding that learners behave differently when teaching and learning contexts. Such diversity is highlighted by multiple outcomes and attitudes in face of situations that entail learning styles, learning strategies, learner and teacher autonomy, beliefs, cooperation in learning processes, the unveiling of the good language learner’s profile, teaching and learning coaching and cognitive processes in general. The aim of this project is to investigate how such factors work in order to maximize learner’s and teacher’s effort involved in contexts that demand language learning/acquisition.

Enrique Huelva Unternbäumen

José Carlos Paes de Almeida Filho

Lucia Maria de Assunção Barbosa

Nome: Português como Língua de Acolhimento em Contexto de Imigração e Refúgio: Proposta de Inserção Linguístico-laboral no Distrito Federal
Área de Concentração: Práticas e Teorias no Ensino-Aprendizagem de Línguas Linha de Pesquisa: Ensino-Aprendizagem de Línguas
Natureza do Projeto: Pesquisa  

Descrição: Descrição: O projeto sustenta-se em três eixos: formação de professores, elaboração de materiais didáticos e ensino-aprendizagem de Português para o público imigrante. Nesse sentido, objetivamos: mapear, documentar e analisar a distribuição e condições de oferta de cursos de português destinados a imigrantes (especialmente refugiados) no Distrito Federal; desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa adequadas ao contexto de imigração e refúgio; formar professores para atuar no ensino de português para adultos, crianças e jovens estrangeiros; inventariar as especificidades desse ensino e dessa aprendizagem, sobretudo considerando essa ação como estratégica para a inserção do público adulto no mercado de trabalho…  

PROACOLHER – PORTUGUESE FOR FOREIGNERS: LANGUAGE-CULTURE AND HOST LANGUAGE IN IMMIGRATION AND REFUGE CONTEXTS (2014-2016)

Lucia Maria de Assunção Barbosa, PhD

Abstract: Connected to the Research Group (CNPq) “Language, Culture, Representation” under my coordination since 2010, this Research Project aims at investigating the teaching of language-culture as a privileged space to acknowledge refugees’ cultural-linguistic diversity. In this particular project, we refer to our previous studies on (inter)cultural (inter)faces which consider apprentices’, teachers’ and host society’s mobilization (or displacement) as an indispensable procedure. In this specific context, we restate that access to the host language (Portuguese in our case) is not only a fundamental right for the full exercise of citizenship, but also a symbolic, strategic and decisive stage for the immigrant’s linguistic-cultural and financial insertion.

Magali Barçante Alvarenga

Nome: Um Olhar Teórico-Metodológico acerca da Língua Estrangeira na Formação Profissional a partir das Vozes da Instituição e do Mercado de Trabalho
Área de concentração: Práticas e Teorias no Ensino- Aprendizagem de Línguas Linha de Pesquisa: Processos formativos de Professores e Aprendizes de Línguas
Natureza do Projeto: Pesquisa

Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que pretende tecer reflexões teóricas-metodológicas sobre a língua estrangeira (doravante LE) em cursos da Educação Profissional (EP). Para tal, elegeu-se os cursos de LE do eixo gestão e negócios do Instituto Federal de Brasília (IFB), caracterizando, assim, o trabalho em termos metodológico como estudo de caso. O projeto tem como objetivo geral identificar quais elementos tornam a elaboração de um currículo desejável para o ensino-aprendizagem da LE na EP cursos do eixo gestão e negócios, por meio da identificação e discussão das especificidades, particularidades da LE nesse contexto; identificação dos conteúdos e atividades comuns entre as diferentes áreas do eixo e o uso da LE por profissionais ligados a esse eixo especificamente. Neste cenário, a presente pesquisa irá contribuir por fornecer subsídios teóricos para o planejamento da componente curricular LE em contexto de EP, bem como possibilitar a reflexão dos professores de LE da EP sobre suas práticas no processo de ensino-aprendizagem da LE.

A THEORETICAL-METHODOLOGICAL GLANCE AT FOREIGN LANGUAGE IN PROFESSIONAL EDUCATION ACCORDING TO THE VOICES OF THE INSTITUTION AND THE LABOUR MARKET

Magali Barçante Alvarenga, PhD

 Abstract: This Project seeks to offer theoretical and methodological considerations on foreign language (FL) in Professional Education (PE) courses. For this purpose, the FL courses chosen are those from business and management area at the Brasilia Federal Institute, described as a case study. The project aims at identifying which elements make a desirable curriculum planning for language teaching/learning in that area, by identifying and discussing FL specificities, recognizing contents and activities in common in the different areas of business and management, and the use of FL by professionals of those particular areas. In this scenario, this study will contribute with theoretical foundations to the planning of FL teaching in PE contexts, while allowing teachers to think about their practices in the FL teaching/learning process.

Mariana R. Mastrella de Andrade

Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo

Nome: Letramento em avaliação do professor de línguas: componentes e lacunas
Área de concentração: Práticas e Teorias no Ensino- Aprendizagem de Línguas Linha de Pesquisa: Processos formativos de Professores e Aprendizes de Línguas
Natureza do Projeto: Pesquisa

Descrição:

Este projeto baseia-se em três premissas. A primeira é que a avaliação é indissociável de qualquer processo de ensino-aprendizagem (FIDALGO, 2006; SCARAMUCCI, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2011); a segunda, diretamente ligada à primeira, é que a avaliação pode desempenhar o papel de mola propulsora do desenvolvimento (docente e discente) por ser um artefato cultural passível de se transformar em instrumento para intervenção didática; a terceira e última premissa, apoiada na perspectiva sociodiscursiva (BRONCKART, 1999; 2006), considera a linguagem e a sócio-história como centrais e decisivas para o desenvolvimento humano. Essa premissa considera também que tal desenvolvimento se efetiva somente no agir coletivo/no mundo por meio de ações de linguagem (concretizadas, entre outras formas, por meio das diferentes práticas avaliativas existentes  na escola e na sociedade), que são condutas verbais socio-historicamente situadas. Nos últimos quinze anos o Brasil viu crescer a importância de exames de alta relevância em seu sistema educacional. Como consequência, os professores (de línguas) do ensino básico têm enfrentado o desafio de avaliar seus alunos de forma a atender aos níveis linguísticos demandados pelos agentes educacionais e pelo mercado de trabalho. Nesse cenário, o conceito conhecido como assessment literacy (STIGGINS, 1991, 1995), traduzido no Brasil por ‘letramento em avaliação’ (SCARAMUCCI, 2013) torna-se crucial para o desenvolvimento desses profissionais. No entanto, tal conceito tem sido pouco explorado na formação dos professores brasileiros. Este projeto de pesquisa tem por meta a construção de conhecimentos relativos ao letramento em avaliação do professor de línguas brasileiro.  Para tal, cinco objetivos específicos foram estabelecidos: (a) fazer o levantamento do estado da arte da literatura sobre o tema em nível nacional e internacional; (b) identificar, de acordo com a literatura, os elementos constituintes do letramento em avaliação dos professores de línguas; (c) verificar quais elementos identificados em (b) podem ser encontrados na formação inicial e continuada dos professores de línguas brasileiros; (d) planejar ações para o fortalecimento do letramento em avaliação dos professores de línguas brasileiros; e (e) implementar as ações planejadas na formação de professores de línguas em nível local, regional e nacional. Esta pesquisa é de natureza predominantemente qualitativa e incluirá, além de uma ampla revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e questionários.

LANGUAGE TEACHER’S ASSESSMENT LITERACY: CONSTITUENTS AND GAPS

Gladys Quevedo-Camargo, PhD

Abstract: This project, inserted in the research group “AVALIA: assessment and teacher education”, is based on three premises. The first one is that assessment is inseparable from any teaching-learning process (FIDALGO, 2006; SCARAMUCCI, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2011); the second one, directly linked to the first, is that assessment can perform a propelling role of teachers’ and students’ development as it is a cultural artifact that can be transformed into an instrument for didactic intervention; the third and last premise, based on the socio-discursive perspective (BRONCKART, 1999; 2006), takes language and the socio-history as central and decisive for human development. Over the last fifteen years, Brazil has witnessed the growth in the importance of high-stakes exams in its educational system. As a consequence, elementary school (language) teachers have faced the challenge of assessing their students so as to meet the levels of linguistic knowledge required by educational stakeholders and the job market. In this scenario, the concept known as assessment literacy (STIGGINS, 1991, 1995) becomes crucial for the development of such professionals. This research project aims at building Brazilian language teachers’ assessment knowledge. Thus five specific objectives have been established: (a) to carry out a literature review about the topic at national and international level; (b) to identify, in the literature reviewed, the constituents of language teachers’ assessment literacy; (c) to verify which of such constituents can be found in Brazilian pre- and in-service language teacher education; (d) to plan actions to enhance Brazilian language teachers’ assessment literacy; and (e) to implement such actions at local, regional and national level. This study is predominantly qualitative and will make use of document analysis, interviews and questionnaires.

Alicia Silvestre Miralles

Nome: Ética Profissional para Professor de Língua
Área de concentração: Práticas e Teorias no Ensino- Aprendizagem de Línguas Linha de Pesquisa: Processos formativos de Professores e Aprendizes de Línguas
Natureza do Projeto: Pesquisa

 Descrição: O projeto de pesquisa do PGLA-Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, se enmarca na área de formação de professores e conta com ações específicas que, em essência, dirigem-se ao desenvolvimento da ética dentro dos professores de línguas. Para tanto, se traça uma panorâmica do conceito e do estado da arte, até sua atual estatuto dentro da profissão, avaliando o grau de permeabilidade e conhecimento de dito conceito. Tomam-se em conta diretrizes internacionais e nacionais. O esforço visa reunir um Banco de Boas Práticas que pode posteriormente tomar a forma de um Caderno de Boas Práticas e ser apoiado e nutrido por um foro online para especialistas. Dentre os resultados acadêmicos, se pretende participar em eventos relacionados (congressos, mesas redondas), assim como colaborar na publicação de artigos, estudos, resumos, comunicações, livros, na medida em que adquiram o corpo suficiente. Se dará especial impulso para que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, reflexão, com o intuito de que produzam trabalhos acadêmicos derivados…

ETHICS IN LANGUAGE TEACHER EDUCATION

Alicia Silvestre Miralles, PhD

Abstract: The objective of this Research Project (2016 – 2019) is to investigate and explore Ethics in Language Teacher Education, highlighting the ways by which it is developed (reflection, action, education). This project also intends to verify how such content is structured, disseminated and assimilated throughout the teaching career in texts selected to constitute the corpus of this study. For that purpose, the concept of Ethics will be firstly studied at global level, and then it will be focused on our country level. An articulation of Ethics with Brazilian History and Teaching Policies will also be necessary at this point. Other sources of data will be explored from sketches and research tools by describing the current stage of the concept and its historical trajectory, which will provide a concrete starting point for possible changes. The comparison between national and international parameters will result in an objective overview of the current concept of Ethics and will provide contrasts that enable more precise adaptations and improvements in the current existing practices.

Janaína de Aquino Ferraz

Nome: Mídias Digitais para o Ensino de Português como Segunda Língua: Cenários Atuais e Novas Perspectivas
Área de concentração: Práticas e Teorias no Ensino- Aprendizagem de Línguas Linha de Pesquisa: Letramento, Análise do Discurso, Fonologia, Identidade
Natureza do Projeto: Pesquisa

Descrição: Projeto de Iniciação científica voltado à pesquisa sobre o ensino de português como segunda língua que envolva o uso de mídias digitais.

DIGITAL MEDIA FOR THE TEACHING OF PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE: CURRENT STATUS AND NEW PERSPECTIVES

Janaína de Aquino Ferraz

This Undergraduate Research Project focuses on Portuguese as a Second Language Teaching with the use of digital media.

Maria del Carmen de la Torre Aranda

Nome: TECLE – Tecnologias no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Área de concentração: Práticas e Teorias no Ensino- Aprendizagem de Línguas Linha de Pesquisa: Tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras 
Natureza do Projeto: Pesquisa

Descrição: Este projeto de pesquisa visa discutir as diferentes abordagens metodológicas que fundamentam a aplicação de tecnologias em contextos de ensino e aprendizagem de línguas. Com o objetivo principal de investigar o uso da língua em contexto social, o projeto analisa as implicações de diferentes escolhas metodológicas nos processos de mediação, interação e aprendizagem. Ainda, visamos conceber e desenvolver cursos ou sequências didáticas que integrem as tecnologias digitais, contribuindo, dessa forma, para a formação de professores de línguas. Está filiado ao projeto de pesquisa GEDLE – Grupo de Estudos em Didática de Línguas Estrangeiras, coordenado pela Profa. Dra. Maria da Glória Magalhães dos Reis… 

TECHNOLOGIES AND LANGUAGE TEACHING AND LEARNING: DEMANDS FOR TEACHER EDUCATION IN THE CONTEMPORANEOUS SCENARIO

Maria del Carmen de la Torre Aranda, PhD

Abstract: This research project aims at providing a space for reflection, conception, application and evaluation of hybrid language learning paths using digital technologies, with a focus on online interactions. Since the insertion of the internet, smart phones, networks and digital tools in our lives and daily practices, we have established a completely different way of relating with information, communication and, therefore, language. Interactions in online spaces, social networks for instance, have given more and more room to different language practices. Our written texts are multisemiotic; our conversations on the internet have constantly reconfigured the conversation model initially proposed by Sacks, Schegloff e Jefferson. Thus, it is essential that we bring to the language classroom discursive practices that are representative of the way we communicate by means of online digital spaces in the several human activity spheres. In this context, this project intends to contribute for language teacher education so that teachers can perform in the cyberspace  by articulating, in a critical and conscious way, their methodological an technological choices to the current demands. It is hoped that the conception and implementation of pedagogical models offer language learners and teachers opportunities to engage with online communicative practices that encompass multiliteracies and favor reflection on the mediating role of each of them in language education.

 

Janaína Soares

Nome: Espanol para Niños que Todavía no Escriben
Área de concentração: Práticas e Teorias no Ensino- Aprendizagem de Línguas Linha de Pesquisa: Processos formativos de Professores e Aprendizes de Línguas
Natureza do Projeto: Pesquisa

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