Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.

Larisse Lázaro Santos

Nome Completo do Autor (a) da Dissertação: Larisse Lázaro Santos Pinheiro
Título: MUITO ALÉM DAS PALAVRAS: Análise de Textos Multimodais em Livros Didáticos de Espanhol.
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET)
Universidade de Brasília (UnB)
Data da Defesa: 14/12/2016
Nome Completo do Orientador: Profª. Drª. Janaína de Aquino Ferraz
Palavras-chave em Português: Multimodalidade. Textos multimodais. Língua Espanhola.

Resumo em português:

A Língua Espanhola é importante meio de comunicação na sociedade do conhecimento,
aprendê-la tornou-se necessidade, e seu ensino está avançando e tem sido muito
debatido em relação aos livros didáticos, que dão suporte à veiculação de vários outros
gêneros de diferentes esferas e contextos socioculturais (MARCUSCHI, 2003). Diante
dessa perspectiva, o estudo aqui proposto busca analisar livros atualmente adotados no
ensino regular do ELE no Brasil, tendo como objetivo investigar como os textos
multimodais estão inseridos nesses livros, e como esses textos são ressemiotizados, ao
serem transferidos de suporte, ganhando semioses não presentes em seu suporte
original, isto é, como significados mudam dependendo de contexto para contexto,
observando a constituição multimodal, e assim, discutir como esses textos podem
contribuir para o ensino de espanhol. A metodologia adotada para este estudo é de
natureza qualitativa em que se privilegia a interpretação e reinterpretação de dados,
caracterizando-se como estudo de caso, por meio de análise documental. Para a seleção
do corpus desta pesquisa focamos em livros didáticos de Língua Espanhola, constantes
nas coleções Ventana al espanõl e o volume único Español Único, publicados pela
editora Moderna, que se destaca no mercado nacional, segundo o PNLD 2015. A base
teórica da pesquisa é centrada na Teoria Semiótica Social/Multimodalidade (KRESS;
van LEEUWEN, 2006), Análise de Clusters (BALDRY; THIBAULT, 2006) e
Ressemiotização (IEDEMA, 2011). As análises permitem reflexão sobre o trabalho dos
textos multimodais nesses livros didáticos, demonstrando as peculiaridades inerentes à
composição semiótica, com vistas à reflexividade crítica sobre a formação de sentidos
em LD de espanhol e como esses textos podem ser melhores trabalhados quando se
conhece a potencialidade de significação de diferentes semioses em língua estrangeira, o
que é ponto relevante para o desenvolvimento de pesquisas sobre livros didáticos no
âmbito de ensino voltado ao multiletramento.

PDF

Check Also

coloquio

Colóquio em Linguística Aplicada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *