Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.

Nome Completo do Autor (a) da Dissertação: Fábio Henrique Barrozo
Título: 
Produzir para Aprender: A Importâncias das Ferramentas Digitais para a Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras.
Curso:
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET)
Universidade de Brasília (UnB)
Data da Defesa:
02/12/2016
Nome Completo do Orientador:
Profª Drª Janaína de Aquino Ferraz
Palavras-chave: Atividades de Produção Audiovisual, Ferramentas Digitais, Competência Comunicativa,
Aquisição de Língua Estrangeira, Ensino de Língua Estrangeira

Resumo em Português:

Este trabalho investigou como algumas ferra.mentas digitais e atividades de produção
audiovisual têm sido usadas por professores de línguas para fomentar um maior contato dos
alunos com a língua alvo. Apresentou parâmetros e funcionalidades do uso dessas
tecnologias no ensino de língua estrangeira (ELE), bem como experiências e resultados de
seus usos em sala de aula, a partir do desenvolvimento de uma pesquisa sobre os seguintes
eixos: a) aprofundamento teórico sobre a importância da produção oral e escrita nos meios
modernos de comunicação para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos;
b) levantamento sobre quais ferramentas têm sido mais facilmente absorvidas pelos
professores de língua estrangeira nos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal e
outras potencialmente relevantes para esse fim. Sabemos que o ensino de línguas no Brasil
possui algumas características peculiares que o faz ainda mais dependente de estratégias
didáticas capazes de oportunizar práticas comunicativas em níveis mais elevados quanto às
vantagens que podem oferecer para estimular a aquisição de língua estrangeira entre os
alunos. Logo, este estudo visou prover aos professores com considerações epistemológicas
sobre competência comunicativa, aquisição de língua estrangeira e o valor didático de
algumas atividades de produção audiovisual e suas ferramentas para o ELE. Foram realizadas
múltiplas estratégias de coleta de registros que, após sua categorização, puderam ser
transformados em dados de pesquisa que, por sua vez, foram analisados segundo critérios e
princípios que valorizaram tanto as vantagens didáticas atualmente observadas nos locais de
pesquisa como as potencialmente relevantes para apoiar o ensino/aprendizagem de línguas.
Enfim, culminou-se em considerações que defendem uma maior presença das ferramentas
digitais no Ensino de Língua Estrangeira para, principalmente, auxiliar práticas de produção
audiovisual que oportunizem o uso criativo da língua alvo e para fins diversos, desde o
aperfeiçoamento da comunicação entre os participantes de cada atividade à promoção me
maior autonomia entre os alunos.

PDF

Check Also

coloquio

Colóquio em Linguística Aplicada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *