Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 Processo Seletivo

  1. Qual o calendário do processo seletivo?

O processo seletivo é anual e definido por editais publicados no site, geralmente em setembro de cada ano.

  1. Quais as etapas do processo seletivo?

O processo de seleção é composto pelas seguintes etapas:
Prova de Conhecimento Específico – Esta etapa é classificatória, sendo que a nota mínima para aprovação é 7 (sete). A prova escrita versará sobre temas em Linguística Aplicada. O candidato será avaliado quanto à capacidade analítica e crítica frente às questões, complexidade, acuidade, articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos e quanto à forma (uso correto da Língua Portuguesa). Como sugestão de leitura, alguns trabalhos são indicados na bibliografia anexa ao edital.
Prova de Compreensão de Texto em Língua Estrangeira – Esta etapa é eliminatória, sendo que a nota mínima para aprovação é 7 (sete). Os aspectos avaliados serão a compreensão e a interpretação de textos na língua estrangeira escolhida pelo candidato no formulário de inscrição, nas opções: inglês, francês e espanhol. Os textos versarão sobre temas na área de concentração Práticas e Teorias no Ensino/Aprendizagem de Língua(s).
Prova Oral – Esta etapa é classificatória e consistirá da arguição do candidato pela Comissão Examinadora. O candidato será avaliado quanto à capacidade de organizar e expor ideias, sustentar argumentos científicos com clareza, objetividade e conteúdo, nível de conhecimento e capacidade de inter-relacionamento de ideias na defesa do Pré-projeto.

  1. Qual a duração do curso?

O curso tem duração de 4 semestres.

  1. Qual a forma de avaliação dos candidatos estrangeiros residentes no exterior?

Avaliação do pré-projeto de pesquisa. O pré-projeto será avaliado pela Comissão de Seleção. Os aspectos avaliados serão: a contextualização do problema, viabilidade do projeto, atualidade e relevância da bibliografia, o conteúdo da proposta em relação às linhas de pesquisa do PPGLA e alinhamento do projeto do candidato com pelo menos um dos projetos de pesquisa dos docentes. A tabela para pontuação do pré-projeto consta do Anexo IV do edital. Esta etapa é eliminatória. A nota mínima para aprovação será 7 (sete);

Avaliação do Curriculum Vitae. Os aspectos avaliados no Currículo serão a produção científica e a experiência profissional comprovadas. A tabela para pontuação do Currículo consta do Anexo V deste edital. Esta etapa é classificatória.

  1. Estou terminando a graduação este ano. Posso participar do processo seletivo do mestrado?

Sim, você pode. Para se inscrever no processo seletivo do mestrado não é necessário ter concluído a graduação. Você pode, paralelamente ao último ano de graduação, participar do processo. Se aprovado, no ato da matrícula no curso, geralmente no mês de janeiro do ano seguinte, você deverá apresentar o certificado de conclusão de curso informando a data em que foi realizada a colação de grau, mesmo ainda não tendo o diploma em mãos.

Alunos de graduação com perfil de êxito nos estudos, podem pleitear matrícula em disciplinas adequadas da pós-graduação, é necessário a anuência do Coordenador de curso da   graduação.

Bolsas e Instalações na Cidade

  1. Tenho chances de conseguir bolsa de estudos para custear minha dedicação integral ao curso?

Sim. Temos 11 bolsas atualmente que são alocadas para alunos com dedicação exclusiva ao curso, são elas as chamadas bolsas “Capes-Demanda Social”. A alocação das bolsas acontece geralmente nos meses de fevereiro e março por ordem de classificação geral no processo seletivo entre os interessados que solicitarem formalmente a sua candidatura. A prioridade é de alunos novos, e a duração da bolsa é de 12 meses (renovável por até 12 meses sob certas condições)

  1. É possível acumular bolsa com outra atividade profissional?

Devem ser analisadas as restrições impostas pelas agências de fomento que concedem bolsas (Capes). No caso de bolsas Capes – Demanda Social (DS), Mestrado ou Doutorado, não é permitido o exercício profissional concomitante ao recebimento de bolsa. Casos excepcionais são considerados quando o vínculo se inicia após o início da concessão da bolsa, para exercer atividade decorrente da pesquisa realizada. Nestes casos a Coordenação do curso analisará caso a caso na comissão de pós-graduação.

  1. Como faço para me deslocar com frequência ou me instalar na cidade?

Brasília oferece diversas opções de voos regionais e nacionais, assim como serviços de qualidade em transporte público e moradia a preços que podem parecer caros a alunos de outras regiões. O Apoio Moradia no Campus  consiste em vaga no Conjunto de Casas, aos alunos matriculados na graduação ou mestrado. O número de vagas é limitado e o processo de classificação obedece a critérios socioeconômicos restritos verifique informações http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=9156..

Outra opção é dividir o aluguel com os alunos veteranos, via de regra, os custo chegam a R$ 800,00 por mês incluindo internet.

Qualificação

  1. O que é Qualificação?
    Qualificação é um exame interno perante uma banca de três professores do Programa, sendo um deles a orientadora ou orientador da pesquisa proposta com a finalidade de avaliar as chances de êxito dessa.
  2. Qual é o tempo que o aluno tem para falar na Qualificação?
    Às vezes ao candidato se solicita que faça breve exposição de dez a quinze minutos apenas.
  3. Quando acontece a Qualificação?

Entre 1° de setembro e último dia de março do ano subsequente.

  1. Como faço para solicitar a Qualificação?

O candidato que tiver o OK do seu orientador ou da orientadora deverá preencher o formulário no site do PGLA e em seguida entregar na secretaria.

  Defesa

  1. Qual a data limite para marcar a Defesa?
    Tendo em vista que o mestrado tem uma duração de 4 semestres o aluno poderá marca a defesa 60 dias antes do término do curso.
  1. Posso convidar como Examinador Externo professores da própria UnB?
    Não. O Examinador externo é compreendido no Programa como um pesquisador professor vinculado a outra instituição de ensino superior de Pós-Graduação da área de Linguística Aplicada.
  1. O que faço após a Defesa?

Após a defesa, o aluno deve preencher os seguintes formulários: Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas (TDE); Formulário de declaração de ciência de propriedade intelectual de monografia/tese/dissertação e produtos desenvolvidos na UnB e Solicitação de Diploma. Os formulários estão disponíveis no site.

  1. Quais são os procedimentos para a entrega final da dissertação?

Assim que o aluno defende ele terá os prazos finais de acordo com o que estabelece as normas do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação-DPP: os prazos para entrega da versão final da dissertação são de 15 dias quando aprovado, 30 dias para revisão de forma e 90 dias para reformulação.

O aluno deverá entregar na Secretaria um 1 (um) exemplar em capa dura, impresso de acordo com as normas da ABNT.

O aluno deverá enviar para o thiago.pereira104@gmail.com a Dissertação, o resumo da Dissertação  e o  Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas (TDE) na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), encontrado no site do PGLA.

O resumo da Dissertação deverá seguir as seguintes instruções: fonte Arial tamanho 10; nome completo do autor(a) da Dissertação; título; nome do curso; data da defesa; nome do orientador; palavras chaves em português e inglês, resumo em português, resumo em inglês.

Após enviar a documentação (em PDF) e entregar a Dissertação na Secretaria, o aluno receberá um formulário de solicitação de diploma o qual deverá ser entregue na Secretaria Administração Acadêmica – SAA. Depois de cumpridos esses requistos a SAA indica um prazo para o discente retirar o diploma, geralmente 60 dias.

  1. Qual é o prazo para entregar a dissertação final

O aluno tem 15 dias para a entrega da dissertação final, caso seja aprovado pela banca; 30 dias para entrega da dissertação final, caso seja aprovado pela banca com revisão de forma; normalmente, 60 dias para reformulação da dissertação.

  1. Quando recebo meu Diploma?

Após entregar a Dissertação na secretaria o aluno receberá um formulário de solicitação de diploma o qual deverá ser entregue na Secretaria Administração Acadêmica – SAA. Depois de cumpridos esses requistos a SAA indica um prazo para o discente retirar o diploma, geralmente 60 dias.

Check Also

SELEÇÃO 2018

SELEÇÃO 2018

EDITAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *