Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.

Carta aos alunos veteranos

Carta do Coordenador do PGLA aos alunos regulares que entram em seu segundo ano de estudos em 2017

 

Prezados pós-graduandos veteranos do PGLA,

 

 Permitam-me, antes de mais nada, neste início de ano letivo de 2017 cumprimentar todos e cada um de vocês pós-graduandos admitidos no PGLA em 2016.  Alegra-me estender-lhes boas vindas ao segundo e derradeiro ano da sua formação e felicitá-los pelo início esperançoso de um novo e produtivo ano acadêmico!

Inicia-se nesta semana o seu terceiro semestre letivo de um total de quatro de que os alunos ingressantes dispõem para formarem-se mestres em Linguística Aplicada/ Área de Ensino de Línguas na Universidade de Brasília. A data da largada é o dia 02 de janeiro de 2017 e a de encerramento completo (incluindo-se a defesa da dissertação) das atividades para o seu grupo é o dia 31 de dezembro de 2017.  O prazo para cumprimento de todos os requisitos à obtenção do título de mestre se esgota, portanto, ao cabo de 24 meses de calendário, em dezembro deste ano.

A avaliação CAPES do desempenho geral do Programa e seus atores se faz a cada quatro anos consecutivos iniciando-se um novo quadriênio em 01 de janeiro de 2017 e finalizando no último dia letivo de 2020. São cinco as categorias de quesitos e o fluxo de alunos que concluem os estudos em número de meses dentro desse período é parte de uma delas. Para avançar em nossa avaliação presente, precisamos obter o conceito “muito bom” (MB) em quatro delas. Os quesitos da CAPES não mudaram e estão absolutamente em vigência. Mais adiante daremos a conhecer o teor dos quesitos em que somos externamente avaliados. Todos somos responsáveis pela avaliação do Programa da qual depende sua estagnação num dado patamar ou sua promoção a um grau mais elevado com a consequente oportunidade de se agregar ao Programa o nível de doutoramento. Não evoluir no conceito geral de 3 para 4 pode também significar a interrupção do Programa por parte da UnB, conforme a reitoria anterior sinalizou em mais de uma ocasião.

Diante desse quadro e no limite da minha responsabilidade de gestor do Programa, quero reiterar as instruções  de que não se deve esperar pelos meados de março para dar início aos estudos e orientações.  Parte importante deste segundo ano será o desenvolvimento da pesquisa que fundamentará a dissertação a ser defendida até dezembro próximo.  Aproveitem o precioso ambiente acadêmico do Instituto de Verão que se inicia na próxima semana para cumprir disciplina ou visitar o Programa como participante esporádico nas atividades programadas para esse período de estudos que em 2017 ocorre mais concentradamente entre 09 e 20 de janeiro.  No mês de fevereiro ocorre nova oportunidade de inserção acadêmica dos alunos recém admitidos. Acompanhem, por favor, a programação de Verão na Página do PGLA no endereço <WWW.pgla.unb.br> e consultem a Secretaria ou o Coordenador, se for o caso.

Minha recomendação é no sentido de que os orientandos se reaproximem logo do seu Curso, refaçam seus cálculos para integralizar créditos que porventura ainda não tenham sido obtidos, retomem a pesquisa e as leituras, preencham o formulário para solicitação de qualificações antes de 30 de março, inscrevam-se nos colóquios especiais e, se possível, conversem e tragam seus orientadores para as atividades do Instituto de Verão em Linguística Aplicada.  Juntos levamos este Programa à categoria de referência nacional nos estudos sobre o Ensino de Línguas à luz da LA.  Orgulha-nos apoiar a formação de pesquisadores e professores profissionais de línguas e demais agentes dos processos de adquirir e instruir novas línguas e culturas nas escolas brasileiras. Venha e divulgue no país o Instituto de Verão da UnB.

 

                                      Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho

                                             Coordenador

Check Also

sea

PERFIL DE SUCESSO DE UMA JOVEM APRENDIZ ADQUIRINDO INGLÊS NO DF

 Márcia Gonçalves Pinheiro, especial para a Página PGLA. Esta é uma reflexão sobre o relato ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *