Carta aos alunos veteranos

Carta do Coordenador do PGLA aos alunos regulares que entram em seu segundo ano de estudos em 2017

Prezados pós-graduandos veteranos do PGLA,

Permitam-me, antes de mais nada, neste início de ano letivo de 2017 cumprimentar todos e cada um de vocês pós-graduandos admitidos no PGLA em 2016.  Alegra-me estender-lhes boas vindas ao segundo e derradeiro ano da sua formação e felicitá-los pelo início esperançoso de um novo e produtivo ano acadêmico!

Inicia-se nesta semana o seu terceiro semestre letivo de um total de quatro de que os alunos ingressantes dispõem para formarem-se mestres em Linguística Aplicada/ Área de Ensino de Línguas na Universidade de Brasília. A data da largada é o dia 02 de janeiro de 2017 e a de encerramento completo (incluindo-se a defesa da dissertação) das atividades para o seu grupo é o dia 31 de dezembro de 2017.  O prazo para cumprimento de todos os requisitos à obtenção do título de mestre se esgota, portanto, ao cabo de 24 meses de calendário, em dezembro deste ano.

A avaliação CAPES do desempenho geral do Programa e seus atores se faz a cada quatro anos consecutivos iniciando-se um novo quadriênio em 01 de janeiro de 2017 e finalizando no último dia letivo de 2020. São cinco as categorias de quesitos e o fluxo de alunos que concluem os estudos em número de meses dentro desse período é parte de uma delas. Para avançar em nossa avaliação presente, precisamos obter o conceito “muito bom” (MB) em quatro delas. Os quesitos da CAPES não mudaram e estão absolutamente em vigência. Mais adiante daremos a conhecer o teor dos quesitos em que somos externamente avaliados. Todos somos responsáveis pela avaliação do Programa da qual depende sua estagnação num dado patamar ou sua promoção a um grau mais elevado com a consequente oportunidade de se agregar ao Programa o nível de doutoramento. Não evoluir no conceito geral de 3 para 4 pode também significar a interrupção do Programa por parte da UnB, conforme a reitoria anterior sinalizou em mais de uma ocasião.

Diante desse quadro e no limite da minha responsabilidade de gestor do Programa, quero reiterar as instruções  de que não se deve esperar pelos meados de março para dar início aos estudos e orientações.  Parte importante deste segundo ano será o desenvolvimento da pesquisa que fundamentará a dissertação a ser defendida até dezembro próximo.  Aproveitem o precioso ambiente acadêmico do Instituto de Verão que se inicia na próxima semana para cumprir disciplina ou visitar o Programa como participante esporádico nas atividades programadas para esse período de estudos que em 2017 ocorre mais concentradamente entre 09 e 20 de janeiro.  No mês de fevereiro ocorre nova oportunidade de inserção acadêmica dos alunos recém admitidos. Acompanhem, por favor, a programação de Verão na Página do PGLA no endereço <WWW.pgla.unb.br> e consultem a Secretaria ou o Coordenador, se for o caso.

Minha recomendação é no sentido de que os orientandos se reaproximem logo do seu Curso, refaçam seus cálculos para integralizar créditos que porventura ainda não tenham sido obtidos, retomem a pesquisa e as leituras, preencham o formulário para solicitação de qualificações antes de 30 de março, inscrevam-se nos colóquios especiais e, se possível, conversem e tragam seus orientadores para as atividades do Instituto de Verão em Linguística Aplicada.  Juntos levamos este Programa à categoria de referência nacional nos estudos sobre o Ensino de Línguas à luz da LA.  Orgulha-nos apoiar a formação de pesquisadores e professores profissionais de línguas e demais agentes dos processos de adquirir e instruir novas línguas e culturas nas escolas brasileiras. Venha e divulgue no país o Instituto de Verão da UnB.

Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho