Competências por Dentro

Rosyanne Autran-Dourado, especial para a Página PGLA.

O livro Competências por Dentro (2016), organizado pelo Prof. Almeida Filho, e recém-lançado pela Editora Pontes, traz um olhar virado para dentro das competências de professores e aprendizes de línguas.  Sua importância reside no pioneirismo do tratamento da temática das competências de professores de línguas analisáveis a partir de seus componentes neste livro reconhecidos.

As competências constituem os meios para a abordagem passar à prática e nesta publicação de mestre e seus alunos já pesquisadores vem a proposta de estudar um a um os componentes hoje reconhecidos na representação da estrutura de qualquer competência e no funcionamento dos processos de ensino-aprendizagem/aquisição de línguas dos modelos da Operação Global de Ensino de Línguas (OGEL) e da formação de agentes do modelo da Operação Geral da Formação (OGF), elaborados ambos na trajetória acadêmica do pesquisador Almeida Filho, tendo a primeira sido apresentada em seu representativo livro Dimensões Comunicativas do Ensino de Línguas, em 1993 (e em re-edição comemorativa em 2013).

Tanto na OGEL quanto na OGF, as competências são as responsáveis pela conexão entre o mundo das ideias, referentes às teorias e às abordagens de ensinar e de aprender um idioma, e da formação no processo distinto do outro lado e as respectivas práticas acadêmicas e profissionais dos agentes envolvidos em complexos e imbricados processos educacionais na Área do Ensino de Línguas (AELin).

Fruto de muitas leituras e de debates consistentes desenvolvidos entre o Prof. Almeida Filho e seus alunos estreantes em publicações mais graduadas, os capítulos da coletânea foram concebidos durante a disciplina “Formação de Professores de Língua(s)”, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA), da Universidade de Brasília (UnB). O volume que agora vem à luz, denominado Competências por Dentro, é a prova concreta do sucesso dessa parceria intelectual vibrante que hoje impera no ambiente acadêmico do PGLA na Universidade de Brasília com irradiações para todo o Centro-Oeste e demais regiões.

Esta obra vai certamente inspirar a realização de novos estudos e pesquisas que virão contribuir significativamente, e cada vez mais, para a consolidação da pesquisa aplicada no Ensino de Línguas no âmbito epistêmico da Linguística Aplicada brasileira.

jcp