Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.

DEFINIÇÃO DE LINGUÍSTICA APLICADA

 

José Carlos P. Almeida Filho

         Linguística Aplicada (LA) é um campo macrodisciplinar de pesquisa e práticas que lida com questões de linguagem e comunicação identificadas no cotidiano social, questões essas que são analisadas com base teórica própria construída na disciplina aplicada a que pertencer a questão e fazendo-o por meio de procedimentos de pesquisa também aplicada. Os resultados da pesquisa em Linguística Aplicada são, portanto, organicamente acumulados em cada uma das disciplinas da Área Aplicada da Linguagem desenvolvendo no interior delas arcabouços próprios teórico-metodológicos para trabalhar com os problemas detectados na realidade em que ocorrem.  O reconhecimento da área aplicada pelo nome já consagrado de Linguística Aplicada muitas vezes colabora para que a área seja vista como mera atividade de ação aplicadora da Linguística à qual historicamente esteve ligada nos seus primórdios no início da segunda metade do século vinte.  As questões de que trata a LA são aquelas das disciplinas aplicadas e vão desde o ensino de línguas, passando por distúrbios da comunicação, de questões de tradução, da gestão de relações e comunicação entre pessoas e empresas, das tarefas de construção e uso de dicionários e glossários, até o secretariado executivo ou outras profissões da Linguagem. Atuar em Linguística Aplicada é quase sempre atuar normalmente na disciplinaridade de cada uma das disciplinas aplicadas, facultando-se a partir dessa condição, a colaboração livre com outras disciplinas para a superação de questões complexas do mundo contemporâneo da linguagem por meio de práticas interdisciplinares e transdisciplinares.

 

                                                                    PGLA, Brasília (DF) outubro de 2016.

 

 

DEFINIÇÃO DE LINGUÍSTICA APLICADA

no sítio eletrônico da AILA (Associação Internacional de Linguística Aplicada)
   Tradução de J. Carlos P. Almeida Filho, 2016.

 

          Linguística Aplicada (LA) é um campo interdisciplinar de pesquisa e prática que lida com problemas práticos de linguagem e comunicação que podem ser identificados, analisados ou resolvidos pela aplicação de teorias disponíveis, métodos e resultados da Linguística ou pelo desenvolvimento de novos arcabouços teórico-metodológicos da Linguística para trabalhar com esses problemas. A LA difere da Linguística Geral principalmente na sua orientação explícita para a prática, problemas do cotidiano envolvendo linguagem e comunicação. As questões de que trata a LA variam desde aspectos da competência linguística e comunicativa do indivíduo tais como a aquisição de primeira e segunda língua, letramento, distúrbios da linguagem, entre outros, até problemas relacionados com linguagem e comunicação em e entre sociedades como, por exemplo, a variação linguística, discriminação, multilinguismo, conflito linguístico, política linguística e planejamento linguístico.

Reflexão

             Compare e contraste os termos das duas definições. Num pequeno grupo, procure explicitar os argumentos em favor de uma das definições. Veja se há uma definição na Página da Associação de Linguística Aplicada do Brasil.

                                                                           (Fonte: WWW.aila.info/en/)

Check Also

coloquio

Colóquio em Linguística Aplicada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *