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Isabel Cristina – Resumo

Nome Completo do Autor (a) da Dissertação: Isabel Cristina de Araújo Teixeira
Título: Ciclos de transformação: Formação continuada de professores de LE por meio de trabalho com projetos
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET)
Universidade de Brasília (UnB)
Data de Defesa: 3/3/2016
Nome Completo do Orientador: Prof. Dr. Yuki Mukai
Palavras-chave em Português: Formação Continuada. Professor de LE. Projetos Pedagógicos. Abordagem de Ensinar. Reflexão.

Resumo em português: 

Este estudo se refere a uma pesquisa-ação sobre indícios de ressignificações na abordagem de ensinar de uma professora de língua estrangeira (LE) por meio de formação continuada baseada no trabalho com projetos e reflexão. A professora selecionada para o estudo leciona inglês como língua estrangeira em uma escola pública de referência no ensino de LE no Distrito Federal: o Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga (CILT) desde 2013 e apresenta um perfil condizente com a pesquisa. O objetivo da pesquisa foi auxiliar a professora participante a implementar projetos pedagógicos no contexto de LE a fim de promover ressignificações na sua abordagem de ensino. Ademais, buscou-se que a reflexão empreendida ao longo da pesquisa pudesse contribuir para que a professora participante refletisse sobre sua prática docente. Por fim, objetivou-se, por meio deste estudo, reunir subsídios teóricos e práticos para a melhoria do ensino de LE nos Centros Interescolares de Língua (CILs) por meio da sugestão de um modelo de formação reflexivo de professores. Detectou-se que a presente investigação poderia auxiliar na formação continuada de professores dos Centros Interescolares de Línguas que estão passando por uma fase importante de reorganização curricular e metodológica. Assim, a análise de dados se alicerçou em vertentes teóricas sobre construtos basilares como formação continuada (ALMEIDA FILHO, 2013; BEHRENS, 2007; CONTRERAS, 2012; DINIZ-PEREIRA, 2009; FREIRE, 2000; GUANDALINI, 2013; INBERNÓN, 2010; MOREIRA, 2002; NÓVOA, 2009; OLIVEIRA, 2013; SMYTH, 1991; ZEICHNER; 1993). Ademais, esta pesquisa beneficiou-se de estudos tanto sobre abordagem de ensinar (ALMEIDFA FILHO, 1999; 2011; 2012; 2013; 2014; CAVALCANTI; MOITA LOPES, 1991; FONTÃO DO PATROCÍNIO, 1991; SATELLES; ALMEIDA FILHO, 2010) quanto sobre crenças e ressignificação (ALMEIDA FILHO, 1993; 2005; 2013; BARCELOS, 2001; 2003; BARCELOS; KAJALA, 2003; KUDIESS, 2005; LUZ, 2001; OLIVEIRA, 2010; MORAN, 2013; RICHARDS; LOCKHART, 1994, 1996). Também tratou-se do professor reflexivo (ALVAREZ, 2009; BENASSULY, 2002; CONTRERAS, 1997; DEWEY, 1938; DUTRA, 2014; FAGUNDES, 2014; LIBÂNEO, 2002; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 2000; ZEICHNER, 1993) e do trabalho com projetos e o papel do professor na implementação dos mesmos (ALMEIDA, 2000; BEHRENS, 2013; BEHRENS; JOSÉ, 2010; FRIED-BOOTH, 2013; GADOTTI; 1993; HERNANDÉZ, 1998; 2000; HERNANDÉZ; VENTURA, 1994; 1996; NOGUEIRA, 2005; PRADO, 2005; STOLLER, 2002; 2005). A pesquisa se embasou em aporte teórico da pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2006; Denzin; Lincoln, 2006; El Andaloussi, 2004; Laville; Dione, 1999; Ludke ; André, 1986) concretizada pela pesquisa-ação (Burns, 1999; 2010; Chizotti, 2006; El Andaloussi, 2004; Elliott, 1991; Silvestre, 2008; Tripp, 2005) empregando instrumentos de coleta de dados: a) observação com gravação de áudio de aula com notas de campo; b) entrevistas semiestruturadas; c) questionários escritos mistos; d) diário da professora participante; e) sessões de planejamento e reflexão colaborativas. Os resultados logrados foram ressignificações significativas na visão de língua/linguagem/LE da professora participante, do seu papel como professora e do ensino de LE. Similarmente, pôde-se observar a função primordial da reflexão para uma prática mais conscientemente planejada e que levou em consideração o outro. Em conclusão, a análise valida uma formação dialógica, feita em lócus e que promova a autonomia do professor.

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