PROJETO EMPORT: APRENDER PLE NO MUNDO DO TRABALHO

O Projeto EMPORT, patrocinado pela União Europeia (UE), visou construir um ambiente digital para sediar um curso GRATUITO de Português como língua estrangeira (PLE), desenvolvido por um consórcio de instituições localizadas em sete países: Espanha, Portugal, Brasil, Itália, Reino Unido e Alemanha. A iniciativa foi da Xunta de Galícia, na Espanha.
A plataforma on-line EMPORT tem como objetivo melhorar a empregabilidade de cidadãos europeus e aumentar a competitividade de empresas, por meio da aquisição de competências linguístico-culturais em língua portuguesa e culturas lusófonas.
O Projeto EMPORT é um curso de português com foco em negócios, totalmente GRATUITO, para aprendentes e empreendedores que queiram crescer. A União Europeia alocou recursos para financiar esse programa, o qual é definido como uma ferramenta útil para promover empregos e acesso aos negócios em países de língua portuguesa.
Esse projeto baseia-se nas necessidades do mundo dos negócios e usa as TICs para criar um método de aprendizagem dinâmico com base em animações, imagens, arquivos de áudio etc. Isso coloca os estudantes em situações relacionadas ao mundo dos negócios e ajuda-os a se familiarizarem mais com a cultura e as formas de se relacionar com cada um dos países de língua portuguesa.
A justificativa do projeto está baseada no crescimento acelerado de alguns países como o Brasil, mas também daqueles que se fazem cada vez mais conhecidos, como Angola e Moçambique. Esses dois últimos países tornaram-se, em anos recentes, exemplos de desenvolvimento social e econômico na África. Os patrocinadores do projeto querem familiarizar empregadores e estudantes europeus na língua e costumes desses países, afim de que possam estabelecer e manter negócios com eles.
Somado a um curso de língua portuguesa orientado aos negócios, o sítio EMPORT na web oferece informações culturais e econômicas sobre os países e recomendações sobre como se comportar durante uma reunião de negócios no Timor-Leste, quais são os setores mais dinâmicos em Cabo Verde ou quais lugares se deve visitar durante uma viagem a Angola.
Este projeto será totalmente gratuito para uso online durante 2014 e 2015 e poderá, portanto, ser considerado no plano de estudos de potenciais usuários. Sugerimos que os interessados experimentem por si mesmos o material e nos ajudem a promovê-lo. É uma realidade latente afirmar que a melhor maneira de fazer negócios no além-mar é falar a língua do lugar. Promover esse curso será, sem sombra de dúvida, uma forma de incrementar os negócios e as relações internacionais.
Interessados podem entrar em contato conosco caso precisem de mais informações ou tenham outras perguntas relacionadas ao Projeto. Podem, ainda, usá-lo ou publicá-lo na sua página pessoal, na rede ou em qualquer outra forma alternativa de divulgação.
Brasília, 01 dezembro 2014.

A equipe EMPORT
José Carlos Paes de Almeida Filho (Coordenador da Equipe Brasileira na UnB)
Elysio Soares (INEP Brasília)
Lilian Ribeiro (UAB/UnB)